Pesqueira (PE): Encontro sobre gestão de água produz proposta de Declaratória

29 de maio de 2015

Encerrou, nesta sexta-feira (29), o encontro “Diálogos e Convergências: Gestão de Água em cenários de estresse hídrico”, na cidade de Pesqueira (PE), realizado pela Fundação Avina em parceria com a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) e com Cáritas Diocesana de Pesqueira. O evento discutiu assuntos sobre a gestão da água, conheceu experiências e debateu sobre a crise hídrica em cada país. Representantes de organizações não governamentais e entidades governamentais da Argentina, Bolívia, Chile, Guatemala, Nicarágua, México e alguns estados brasileiros, como São Paulo, Ceará e Pernambuco, estiveram presentes.

O último dia do encontro iniciou com a apresentação do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), quando o presidente do programa, Benedito de Lisboa, explicou como a entidade não governamental atua no estado do Ceará, através de trabalhos de manutenção de sistemas para abastecimento de água nas comunidades da zona rural.

Em seguida, grupos foram divididos para construir uma proposta de Declaratória, de acordo com as visões particularizadas de cada um. Esse modelo de documento requer tempo e ainda será estudado para posteriormente ser enviado para 21ª Sessão da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21/CMP11), em Paris.

“Vamos fazer uma versão final da Declaratória, com a contribuição das organizações aqui presentes e pedir também para que outras organizações façam adesão aos itens dos compromissos que elas sintam vinculadas e, após isto, vamos criar uma proposta de incidência. Enquanto Avina, vamos levar essa demanda para a COP21 e ampliar isso no 6º Encontro de Organizações da Gestão Comunitária de Água e Saneamento, no Chile. E a ideia é que, quanto mais adesões, melhor, pois deixaremos esse documento mais potente”, diz Telma Rocha, Gerente Programática da Fundação Avina.

Após este momento, foi realizada a apresentação de cada grupo e uma avaliação geral do encontro e, a partir disso, a definição de encaminhamentos.

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira