Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Pastorais Sociais e Organismos da CNBB divulgam mensagem após encontro nacional

14 de março de 2019

O desafio de fortalecer o trabalho da pastoral conjunta foi encarado pelos 33 participantes do Encontro das Coordenações de Organismos e Pastorais Sociais que integram o trabalho organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O grupo, formado por representantes de 26 organizações, os bispos, assessor e secretária da comissão, esteve reunido de 11 a 13 de março, no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF) para analisar a conjuntura brasileira, com enfoque nas políticas públicas e nos direitos humanos, tendo em vista traçar caminhos para fortalecer a pastoral de conjunto e planejar a ação para 2019.

Ao final do encontro o grupo divulgou a mensagem na qual afirmam que é preciso superar a cultura do medo. “Diante do avanço das forças que concentram a riqueza e ampliam as desigualdades no mundo e especialmente no Brasil, precisamos romper com a paralisia imposta pela cultura do medo e da violência e, com esperança, anunciar a urgência de ampla unidade dos setores populares da sociedade brasileira em torno da defesa dos direitos humanos e sociais e da participação democrática”.

A mensagem também destaca os crimes da mineração em Brumadinho e Mariana, o aumento da violência contra mulheres, povos indígenas e comunidades tradicionais – quilombolas, ribeirinhos, pescadores, quebradeiras de coco, geraiseiros, ciganos, além do esvaziamento dos conselhos de políticas públicas. “Lamentamos profundamente que, no contexto da Campanha da Fraternidade de 2019, sobre políticas públicas, o esvaziamento dos Conselhos de políticas públicas e de outros mecanismos de controle social, e o desmonte do Sistema Único de Saúde, o imprescindível SUS, e do CONSEA, o Conselho de Segurança Alimentar, tão importante para que o Brasil tivesse deixado o Mapa da Fome, para o qual já voltou”, diz um trecho da mensagem.

Leia a íntegra da Mensagem do Encontro Nacional das Pastorais Sociais e Organismos

Com informações da CNBB

 

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br