English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Passo Fundo realiza intercâmbio entre comunidades quilombolas

26 de junho de 2017
IMG_3802

Troca de saberes, alegria, resgate da cultura e de plantas medicinais e aromáticas, são destaques do intercâmbio realizado com as comunidades remanescentes

Cerca de 53 pessoas participaram do intercâmbio em Passo Fundo (RS), no dia 14 de junho. A atividade foi uma iniciativa da Cáritas Arquidiocesana com as comunidades quilombolas de Arvinha e Mormaça que ficam no município de Sertão.

Entre as atividades ocorreu a visitação ao horto medicinal, Pastoral da Saúde e Cáritas do Santuário Nossa Senhora Aparecida, os participantes visitaram também o Centro de Tecnologia Alternativas e Populares, a sede da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo e a Pastoral da Saúde da Paróquia Santo Antônio.

O principal objetivo foi a troca do saber popular em relação às plantas medicinais e aromáticas. Como relata a remanescente do quilombo da Arvinha, Celita Meira: “a Cáritas possibilitou às nossas comunidades um dia lindo de aprendizado e de alegria. A gente conheceu muitas coisas que agora podemos fazer em casa e na comunidade”. O intercâmbio alegrou os participantes e aproximou cada vez mais a Cáritas da vida das comunidades quilombolas e as comunidades da vida da Cáritas.

Além das visitas aconteceram oficinas de alimentação saudável e uso de ervas medicinais. A atividade proporcionou aprendizados diversos, além da troca de mudas, sementes e receitas. “Estou levando essas mudas, quero plantar e distribuir pras amigas que não puderam dessa vez participar”, relata a jovem Bruna de Oliveira, do quilombo da Mormaça.

IMG_3769

A Cáritas de Passo Fundo está desenvolvendo oficinas, intercâmbios e seminários temáticos com as comunidades quilombolas, em parceria com a Cáritas Paroquial, Emater de Sertão e Pastoral da Saúde da Arquidiocese. As iniciativas contam, com o apoio da Adveniat, organização católica que apoia iniciativas para combater a pobreza e a injustiça social em toda a  América Latina.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo

SOS HAITI FURACÃO

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br