Papa Francisco denuncia o “escândalo da fome” no mundo

09 de dezembro de 2013

A mensagem do Santo Padre será divulgada durante o lançamento da Campanha Mundial “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”, que ocorrerá em Brasília (DF), nesta terça-feira, dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. “Estamos diante de um escândalo mundial, porque mais de um bilhão de pessoas sofrem com a fome no mundo”, disse o Papa.

O lançamento ocorrerá na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a partir das 14h.

A campanha faz parte de uma mobilização mundial da Caritas Internationalis que articulou as164 organizações membro para esse grande movimento em favor da vida, dos direitos humanos e da justiça social. Uma grande onda de oração que terá início em na ilha de Samoa, na Polinésia, e se espalhará por todo o mundo envolvendo todas as organizações Cáritas e muitas outras pessoas de todos os continentes.

Cáritas e a CNBB pretendem com a campanha, que, no Brasil, vai até 2015, sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre a realidade da fome, da miséria e das desigualdades no mundo e no Brasil. A alimentação adequada e de qualidade é um direito humano e por isso deve ser garantido a todos os cidadãos e cidadãs de forma igualitária.

O Papa Francisco gravou um vídeo com uma mensagem de cinco minutos em apoio à campanha. As palavras do Santo Padre serão divulgadas no dia do lançamento.

Participam do lançamento dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Flávio Giovenale, presidente da Cáritas Brasileira, Maria Cristina dos Anjos, diretora executiva nacional da Cáritas Brasileira, e Cacielen Nobre, da Presbiteriana Unida e membro da Comissão Teológica do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic). Irio Luiz Conti, que fala sobre segurança alimentar e nutricional, é doutorando em Desenvolvimento Rural na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em sociologia, teólogo, filósofo, e membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

por Thays Puzzi, assessora de Comunicação da Cáritas Brasileira | Secretariado Nacional