Papa fala com jovens vítimas do terremoto no México em videoconferência

26 de outubro de 2017
terremoto méxico

O Papa irá até a sede romana da Fundação Scholas Occurrentes, para participar de uma videoconferência com jovens mexicanos vítimas dos terremotos de setembro passado. Francisco antecipou sua comunicação com os astronautas da Estação Espacial Internacional que estava programada para às 17h desta quinta-feira, 26 de outubro, para às 15h para poder realizar a videoconferência com os jovens mexicanos.

Além dos jovens mexicanos também deverão participar da videoconferência jovens da Argentina e Paraguai, há ainda a possibilidade de que um grupo de detentas, de um instituto penal, também sejam incluídas.

A iniciativa é resultado do trabalho da “Scholas Occurrentes” no México, revelou o Diretor da Fundação, José María del Corral. Sobre as ações da instituição após os terremotos no México, Corral comenta que muitas das crianças e jovens das regiões afetadas, ficarão meses ou mesmo até mais de um ano sem escolas.

“Creio que aqui está o desafio da Scholas, em como levar adiante este projeto de escolas sem escolas, esta proposta de aulas sem paredes, em um lugar onde as paredes literalmente não existem“.

Para concretizar este projeto, prevê-se que ao final de outubro uma equipe especial da Fundação chegue ao México para capacitar quatro pessoas, duas espanholas e duas mexicanas, em ações para “curar as feridas interiores dos alunos”. “É preciso que o jovem se sinta seguro depois de ter passado pelo trauma que passou, em uma tenda digna que o abrigue da chuva, onde possa estar, com luz e um banheiro para as pessoas, é necessário”, indicou.

Há algumas semanas, Del Corral visitou o México, percorrendo algumas das localidades mais afetadas pelo sisma, como Jojutla, no Estado de Morelos, onde se planeja instalar cerca de sete “escolas-tenda”.

cards-3 site

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a Cáritas Brasileira abriram o SOS México para arrecadar doações que serão encaminhadas para suprir as necessidades emergenciais das pessoas afetadas pelo terremoto. Saiba mais aqui

Por Jucelene Rocha, assessoria de comunicação Cáritas Brasiliera
Com informações da Rádio Vaticano