English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Oficina de capacitação em diagnóstico de áreas de risco

01 de dezembro de 2015
foto marcio

Moradores e servidores públicos da cidade de Miradouro, Minas Gerais, participaram da 3ª Oficina de Capacitação em Diagnóstico Participativo em Área de Risco na última sexta-feira, dia 27. O trabalho integra o Projeto de Prevenção de Desastres Socioambientais, Meio ambiente, Gestão de Risco e Emergências, que é realizado em parceria entre a Cáritas Brasileira e a Cáritas Alemã.

O objetivo da oficina é iniciar um processo de formação na temática de gestão de riscos e emergências, além de servir de introdução ao diagnóstico participativo em áreas de risco e à construção do mapeamento participativo em áreas de risco. Participaram 22 pessoas de comunidades-alvo das ações, Prefeitura Municipal, Defesa Civil local e Secretaria de Assistência Social. Foram debatidos temas importantes, entre os quais o conhecimento do território, o mapeamento dos setores de risco, questões sociais e ambientais, políticas públicas e questões relacionadas ao Direito.

A oficina ofereceu também um momento de prática, no qual os participantes conheceram a comunidade Santa Rita de Cássia, no bairro Morro do Cruzeiro. A visita teve como objetivo a realização de um trabalho de campo com a utilização da metodologia de mapeamento social de riscos e a observação de problemas ligados à precariedade em construções, como rachaduras e a proximidade da margem de rios e cursos d’água. Os participantes também observaram questões ligadas ao meio ambiente, como a existência de depósitos de lixo, e questões sociais, como falta de creches, áreas de lazer, postos de saúde, escolas e saneamento básico.

Por fim, a oficina permitiu o debate a respeito dos apontamentos feitos e os próximos passos que devem ser dados a partir da construção do mapa, tendo como encaminhamentos a continuação das discussões e a formação de um grupo de trabalho inicial, cujo processo será acompanhado pela Cáritas Diocesana de Leopoldina juntamente com o Regional Minas Gerais. O grupo em questão marcará uma reunião com outros moradores para apresentar o mapa elaborado.

Por Márcio Adriano Lima / Cáritas Regional MG

Foto: Márcio Adriano Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

SOS HAITI FURACÃO

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br