O Projeto Nossa Feira Popular e Solidária entrega neste fim de semana mais duas feiras revitalizadas

16 de agosto de 2019

Neste fim de semana, sábado (17) e domingo (18), os municípios de Pau Brasil (BA) e Demerval Lobão (PI) receberão suas feiras livres revitalizadas pelo projeto Nossa Feira Popular e Solidária, promovido pela Cáritas Brasileira e Fundação Banco do Brasil.

Os feirantes receberam barracas novas, lixeiras e containers para a melhor gestão da organização de resíduos sólidos secos e orgânicos, além de balanças digitais, balanças mecânicas e jalecos. Foram também beneficiados com capacitação por meio da metodologia social Oasis, uma ferramenta de mobilização que visa favorecer o desenvolvimento comunitário através do protagonismo cidadão e estimular comunidades na cooperação e empreendedorismo, ampliando sua capacidade de propor ações criativas para a resolução de problemas, e assim criar bases para o sucesso de políticas públicas participativas.

O projeto Nossa Feira atendeu, em duas etapas, 21 municípios de quatro estados do Nordeste brasileiro: Piauí, Maranhão, Paraíba e Bahia. O investimento social feito pela Fundação BB foi de 10 milhões de reais que foram utilizados na revitalização e estruturação das feiras, na formação dos feirantes com capacitações nas áreas de educação financeira, empreendedorismo, oficinas culturais e gestão dos resíduos sólidos à luz da proposta da Economia Popular Solidária.

A Cáritas Brasileira aposta na Economia Popular Solidária (EPS) como estratégia de desenvolvimento sustentável e solidário fundamentada na organização coletiva de trabalhadores e trabalhadoras com interesse de melhorar a qualidade de vida por meio do trabalho associado, cooperativado ou mesmo em grupos informais, como forma de fazer frente às desigualdades sociais.