O projeto Nossa Feira Popular e Solidária entrega amanhã, 14, mais uma feira livre revitalizada

13 de agosto de 2019

A cidade baiana de Crisópolis recebe amanhã, 14, a feira livre municipal revitalizada

Feira livre de Crisópolis – BA

Localizada a 213 quilômetros da capital Salvador, a cidade baiana de Crisópolis recebe neste dia 14 de agosto de 2019 a sua feira livre municipal revitalizada pelo projeto Nossa Feira Popular e Solidária, promovido pela Cáritas Brasileira e a Fundação Banco do Brasil. Ao todo, 142 feirantes foram beneficiados.

A Feira Livre de Crisópolis recebeu lixeiras e containers para a melhor gestão da organização de resíduos sólidos secos e orgânicos, além de balanças digitais, cinco balanças mecânicas, jalecos e botas e luvas, para os que manuseiam carne ou peixe. Os feirantes foram favorecidos com barracas novas e capacitação por meio da metodologia social Oasis, uma ferramenta de mobilização que visa favorecer o desenvolvimento comunitário através do protagonismo cidadão e estimular comunidades na cooperação e empreendedorismo, ampliando sua capacidade de propor ações criativas para a resolução de problemas, e assim criar bases para o sucesso de políticas públicas participativas.

O projeto atendeu, em duas etapas, 21 municípios de quatro estados do Nordeste brasileiro: Piauí, Maranhão, Paraíba e Bahia. O investimento social feito pela Fundação BB foi de 10 milhões de reais que foram utilizados na revitalização e estruturação das feiras, na formação dos feirantes com capacitações nas áreas de educação financeira, empreendedorismo, oficina culturais e gestão dos resíduos sólidos na perspectiva da Economia Popular Solidária.

A Cáritas Brasileira aposta na Economia Popular Solidária (EPS) como estratégia de desenvolvimento sustentável e solidário fundamentada na organização coletiva de trabalhadores e trabalhadoras com interesse de melhorar a qualidade de vida por meio do trabalho associado, cooperativado ou mesmo em grupos informais, como forma de fazer frente às desigualdades sociais.