O município baiano de São Félix recebe no dia 09 de agosto a sua Feira Livre revitalizada

08 de agosto de 2019

Vista frontal da cidade de São Félix (BA) – foto: Wille Marcel/commons.wikimedia.org

Tombado como Patrimônio Cultural do Brasil em 2010 e localizado há 110 quilômetros da capital Salvador, na Bahia, o município baiano de São Félix recebe no dia 09 de agosto a sua Feira Livre revitalizada pelo projeto Nossa Feira Popular e Solidária, promovido pela Cáritas Brasileira e a Fundação Banco do Brasil. Ao todo, 83 feirantes foram beneficiados.

A Feira Livre de São Félix recebeu lixeiras e containers para a melhor gestão da organização de resíduos sólidos secos e orgânicos, além de duas balanças mecânicas e balanças digitais. Todos os feirantes receberam jalecos, além de serem favorecidos com barracas novas e capacitação por meio da metodologia social Oasis, uma ferramenta de mobilização que visa favorecer o desenvolvimento comunitário através do protagonismo cidadão e estimular comunidades na cooperação e empreendedorismo, ampliando sua capacidade de propor ações criativas para a resolução de problemas, e assim criar bases para o sucesso de políticas públicas participativas.

O projeto busca atender, em duas etapas, 21 municípios de quatro estados do Nordeste brasileiro: Piauí, Maranhão, Paraíba e Bahia. O investimento social feito pela Fundação BB foi de 10 milhões de reais que são utilizados na revitalização e estruturação das feiras, na formação dos feirantes com capacitações nas áreas de educação financeira, no empreendedorismo e na gestão dos resíduos sólidos com ênfase na Economia Popular Solidária.

A Cáritas Brasileira aposta na Economia Popular Solidária (EPS) como estratégia de desenvolvimento sustentável e solidário fundamentada na organização coletiva de trabalhadores e trabalhadoras com interesse de melhorar a qualidade de vida por meio do trabalho associado, cooperativado ou mesmo em grupos informais, como forma de fazer frente às desigualdades sociais.