English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Novo arcebispo de Brasília toma posse neste sábado

05 de agosto de 2011

Dom Sérgio da Rocha toma posse da Arquidiocese de Brasília amanhã, dia 6, em uma Missa Solene que ocorrerá às 9h, na Catedral Metropolitana de Brasília, no Distrito Federal.

O novo arcebispo de Brasília desembarcou na manhã desta quinta-feira, 04, no aeroporto internacional Juscelino Kubitschek. Cerca de 60 pessoas, entre leigos e padres, o esperavam com muita animação e música.

Em suas primeiras palavras na capital do país, Dom Sérgio se mostrou animado. “Chego aqui com muita esperança e gratidão. Agradeço muito aqueles que já me acompanham antes mesmo da minha chegada aqui, pelos que rezaram e agora a todos da Arquidiocese de Brasília”.

A nomeação do novo arcebispo ocorreu no dia 15 de junho anunciada pelo papa Bento XVI. Dom Sérgio era bispo de Teresina (PI) desde março de 2007 e arcebispo Metropolitano desde 2008. Seu lema episcopal é: "Omnia in Charitate"(1Cor 16,14) – “Em tudo, a caridade”.

Biografia

Dom Sérgio nasceu em Dobrada – SP, em 21 de outubro de 1959. Foi ordenado presbítero na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão, em dezembro de 1984, e bispo em 11 de agosto de 2001, na Catedral de S. Carlos (SP). Estudou Filosofia no Seminário de São Carlos e Teologia na PUC de Campinas. Licenciado em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Lorena, SP.  Fez mestrado em Teologia Moral pela Faculdade Nossa Senhora Assunção – SP e obteve o doutorado na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.

Trabalhou no Seminário Diocesano de Filosofia, em São Carlos, como Diretor Espiritual, Professor de Filosofia e Reitor. No Seminário de Teologia de São Carlos, em Campinas, foi Diretor Espiritual e Reitor. Também foi professor e membro da Equipe de Formação dos Diáconos Permanentes de São Carlos – São Paulo. Exerceu também na Diocese de São Carlos as seguintes funções pastorais: Assessor da Pastoral da Juventude, Coordenador da Pastoral Vocacional, Coordenador da Escola de Agentes de Pastoral, Coordenador Diocesano de Pastoral, Pároco de Água Vermelha e de Santa Eudóxia, Vigário Paroquial das Paróquias Nossa Senhora de Fátima e Catedral e Reitor da Igreja São Judas Tadeu, em São Carlos.

Foi bispo Auxiliar de Fortaleza; Membro da Comissão Episcopal de Doutrina da CNBB; membro da Comissão Episcopal do Mutirão de Superação da Miséria e da Fome da CNBB; Secretário do Regional Nordeste I; Presidente do Departamento de Vocações e Ministérios do CELAM, membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e presidente do Regional Nordeste IV.

Fonte: Arquidiocese de Brasília
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vídeo Destaque

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Brasileira
SGAN Quadra 601 Módulo F
Asa Norte - CEP: 70830-010


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br