Solidariedade que transborda e atravessa fronteiras

Áreas de Atuação

Campanha SOS Bahia e Minas Gerais arrecada R$ 2.545.374,50 para as pessoas atingidas pelas enchentes nos dois estados.

Publicação: 03/05/2022

A campanha de arrecadação da Cáritas Brasileira e CNBB para o SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade que Transborda chegou ao fim. O valor das doações soma um total de R$ 2.545.374,50, o qual apoiará as famílias afetadas pelos efeitos das fortes chuvas no processo de recomeço de suas vidas.

Nestes quatro meses de mobilização, cada pessoa que apoiou foi como uma gota em um imenso rio de solidariedade que transbordou e atravessou fronteiras para beneficiar milhares de famílias na Bahia e em Minas Gerais.

Doações chegando na zona rural de Rio Pardo de Minas/MG - Foto: Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros

“Vivemos momentos tristes e dolorosos ao ver as pessoas perderem seus entes queridos, suas casas, seu trabalho, perderem tudo aquilo que haviam construído em tantos anos de vida”, relata Dom Jailton de Oliveira Lino, bispo da Diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas. “Mesmo em meio à dor e ao sofrimento, as pessoas conseguiram se sensibilizar, mover o coração para se ajudarem. Louvemos a Deus por todos aqueles que se tornaram solidários, por todos aqueles que foram vítimas dessa catástrofe, mas estão conseguindo reerguer a cabeça e reconstruir a vida. Eu vos louvo pela coragem que nos dás de olhar um pouco mais adiante e nos mostrar que, além dos nossos sofrimentos e das nossas dificuldades, existe um horizonte de fraternidade, solidariedade e caridade”, acrescenta.

Agentes Cáritas e voluntários em Itinga/MG - Foto: Cáritas Diocesana de Araçuaí

O recurso da campanha será utilizado na distribuição de 569 cartões multipropósito - no valor de R$ 3.000 cada - às famílias atingidas, o que beneficiará mais de 20.000 pessoas nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Itamaraju, Jucuruçu, Dário Meira, Diocese de Amargosa, Diocese de Vitória da Conquista, na Bahia, e Dioceses de Januária, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Governador Valadares, Janaúba, Almenara e Arquidiocese de Montes Claros, em Minas Gerais.

A aplicação do valor arrecadado ainda prevê o fortalecimento de dois espaços que acolheram as famílias no contexto de emergência e que funcionam como abrigos. São eles o Lar dos Idosos do município de Medeiros Neto e a Paróquia Santa Maria Madalena em Itabuna, ambos no estado da Bahia, e ligados às Dioceses de Teixeira de Freitas e Itabuna, respectivamente. Serão investidos R$ 30.000 em cada unidade.

“O SOS Bahia e Minas Gerais foi resultado de uma decisão compartilhada com todas as forças eclesiais nos dois Estados. A CNBB confiou à Cáritas a mobilização e a articulação de todas as ações solidárias. O engajamento dos regionais e entidades-membro foi fundamental para que as famílias mais afetadas sejam auxiliadas na recuperação de suas casas e meios de produção”, destaca Cleusa Alves, vice-presidenta da Cáritas Brasileira.

Cadastramento realizado pela Cáritas Diocesana de Araçuaí/MG

Ação conjunta da rede Cáritas

Além dos recursos financeiros recebidos até o momento, em dezembro de 2021 e janeiro de 2022, a rede Cáritas alcançou organizações parceiras, paróquias e dioceses da Igreja Católica que fizeram o apoio chegar nas cidades afetadas, com doações de alimentos, água, leite, kits de higiene pessoal e de limpeza, cobertores, fraldas e colchões.

Esta sinergia garantiu que, desde o primeiro instante, as paróquias e dioceses dos municípios atingidos e vizinhos se organizassem no sentido de arrecadar e distribuir mantimentos, além de abrir as portas para o abrigamento das pessoas que tiveram que abandonar seus lares.

Foto: Cáritas Diocesana de Araçuaí/MG

Solidariedade internacional

Agora, a atuação se intensifica. Além da ajuda imediata, que aconteceu no período chuvoso, a entidade segue apoiando as pessoas no pós-chuvas, tanto por meio do recurso de R$ 2.545.374,50 arrecadado, quanto por meio de projetos que surgiram no âmbito da campanha emergencial.

É o caso do programa Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais, que nasce incentivado pelas ações que a Igreja Católica no Brasil já vinha realizando junto às famílias atingidas pelas enchentes nos estados da Bahia e de Minas Gerais.

A ação é fruto do consórcio da Cáritas Brasileira com a Cáritas Suíça e Cáritas Bélgica, e financiado pela Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária da União Europeia (DG ECHO), e contempla o fornecimento de 1.000 cartões multipropósito de R$ 3.000 cada, distribuição de 5.000 kits de higiene pessoal, 5.000 kits de limpeza e 1.000 kits de higiene para bebês/crianças, visando à promoção de higiene.

O projeto atende as famílias dos municípios de Itabuna, Ilhéus, Itajuípe, Itamaraju, Jucuruçu e Dário Meira, no estado da Bahia, e Rio do Prado e Palmópolis, no estado de Minas Gerais. É importante destacar que o comércio local foi incentivado por todas as ações da Cáritas Brasileira.

Entrega de cartões em Ilhéus/BA - Foto: Messias Tavares/Voluntário Cáritas

Maior alcance

Por meio do apoio das entidades CAFOD, CRS, Adveniat e Visão Mundial, além do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), Fundação Banco do Brasil, Petrobrás, Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais, bem como emendas parlamentares, mais de 13.000 famílias já foram beneficiadas com cestas básicas, kits de higiene e limpeza, bem como cartões multipropósito.

São moradoras e moradores dos municípios baianos de: Medeiros Neto, Teixeira de Freitas, Itamaraju, Jucuruçu e Nova Alegria (Diocese Teixeira de Freitas/BA); Ilhéus, Ibirataia, Itajuípe, Ubatã, Wenceslau Guimarães, Aurelino Leal, Teolândia, Ubaitaba, Gandu, Itacaré, Barra do Rocha e Coaraci (Diocese de Ilhéus/BA); Amargosa, Ubaíra, Jiquiriçá, Laje e Mutuípe (Diocese de Amargosa/BA).

Em Minas Gerais: Ponto dos Volantes, Itinga, Pedra Azul, Itaobim, Cachoeira do Pajeú, Medina, Águas Vermelhas, Catuji, Comercinho, Divisa Alegre, Itaipé, Padre Paraíso, Virgem da Lapa, Curral de Dentro, Coronel Murta e Pedra Azul (Diocese de Araçuaí); Jequitinhonha, Joaíma, Felisburgo, Monte Formoso, Fronteira dos Vales, Rio do Prado, Palmópolis, Rubim, Almenara, Santa Maria do Salto, Salto da Divisa, Santo Antônio do Jacinto, Jacinto, Jordânia, Bandeira e Divisópolis (Diocese de Almenara); Alvinópolis, Rio Piracicaba, Nova Era, João Monlevade, Santa Maria, Antônio Dias e Coronel Fabriciano (Dioceses de Itabira e Coronel Fabriciano); Engenheiro Caldas e Governador Valadares (Diocese de Governador Valadares); Brumadinho e Betim (Arquidiocese de Belo Horizonte); São Joaquim de Bicas (Diocese de Divinópolis); Berizal, Catuti, Indaiabira, Janaúba, Jaíba, Monte Azul, Pai Pedro, Porteirinha, Rubelita, Rio Pardo de Minas, Ibiaí, Ponto Chique, Ubaí, Lagoa dos Patos e Salinas (Arquidiocese de Montes Claros); Januária, Pedras de Maria da Cruz, São Francisco, Manga e Itacarambi (Diocese de Januária); Jequitibá, Pompéu, Martinho Campos e Pequi (Diocese de Sete Lagoas); Crisólito, Água Formosa, Machacalis, Umburatiba, Otoni Bertópolis, Santa Helena e Pescador (Diocese de Teófilo Otoni).

Entrega de cartões em Itabuna/BA - Foto: Messias Tavares/Voluntário Cáritas

“As ações de solidariedade e de empatia para a reconstrução da esperança e da vida das pessoas atingidas garantiram o resultado tão significativo, tão positivo desta campanha”, pontua Valquíria Lima, coordenadora da Cáritas Brasileira. “Os efeitos das fortes chuvas ocasionaram perdas humanas e danos estruturais, principalmente entre as comunidades mais empobrecidas e vulneráveis, sensibilizando toda a sociedade brasileira, como também os países que fazem cooperação com o Brasil para ações humanitárias”, conclui.

Foto: Cáritas Diocesana de Araçuaí/MG