COLABORE

Solidariedade que salva vidas

Igreja

Entrega de tanques de oxigênio fortalece a luta contra a Covid-19 no estado do Amazonas.

Publicação: 17/11/2021


No início de 2021, o Brasil foi atingido por uma segunda onda devastadora de coronavírus. Em janeiro, mais de 2.500 pessoas já haviam morrido de Covid-19, e mais de 270.000 casos foram registrados apenas no Amazonas, o maior estado do país. Os hospitais públicos lutaram para sobreviver: a demanda por oxigênio nas unidades de saúde do Amazonas ultrapassou a média diária em mais de 11 vezes.

Os bispos e irmãs do Amazonas fizeram um apelo direto à CAFOD - Catholic Agency for Overseas Development* (Agência Católica para o Desenvolvimento Ultramarino) para apoiá-los durante esta crise. Graças à generosidade dos apoiadores da CAFOD, um subsídio de emergência de 63.000 libras - o equivalente a quase de 470.000 reais - permitiu que a Cáritas Brasileira realizasse a entrega de tanques de oxigênio aos mais necessitados em algumas das partes mais remotas da Amazônia brasileira.

Neste vídeo de agradecimento às doadoras e aos doadores, produzido pela CAFOD, é possível conhecer esta ação mais de perto:


Os fundos de emergência possibilitaram a entrega de 165 tanques de oxigênio a 13 dos mais remotos hospitais e centros de saúde. No total, alguns dos tanques percorreram distâncias de quase 5 mil quilômetros da cidade de Belo Horizonte/MG, no sudeste brasileiro, para chegar aos municípios destinatários da Região Norte: Itacoatiara, Tefé e Fonte Boa.

Esta foi uma conquista extraordinária, especialmente devido à logística altamente complexa e às enormes distâncias. A Cáritas Brasileira garantiu que os tanques de oxigênio fossem carregados em um voo interno de cinco horas de Belo Horizonte a Manaus e, de lá, eles viajaram por horas em barcos, caminhões ou carros para chegar a pacientes que precisavam desesperadamente de oxigênio.

A primeira entrega de oxigênio salvou as vidas de 1.320 pacientes, os quais dependiam de hospitais com déficit de financiamento e falta de equipamentos de emergência hospitalar. Os tanques agora são ativos permanentes para que esses hospitais continuem a salvar vidas, pois podem ser recarregados repetidamente e usados ​​para diferentes pacientes por meio de pequenos geradores de oxigênio.

“Em um momento de profunda crise e sofrimento no Brasil, poder dar nossa contribuição em resposta ao pedido de ajuda dos bispos e irmãs da Amazônia brasileira foi reconfortante. Obrigada por sua compaixão e solidariedade em apoiar aqueles que mais precisam, permitindo-nos responder rapidamente para salvar inúmeras vidas”, declarou Esther Gillingham, oficial do programa da CAFOD no Brasil.

Como o mundo ainda busca a cura e a recuperação da Covid-19, convidamos você a orar conosco por um futuro mais brilhante e saudável e cheio de esperança e das abundantes bênçãos de Deus. Obrigada.


Autoria da matéria:

Christine Lawrence - clawrence@cafod.org.uk

Esther Gillingham - egillingham@cafod.org.uk


Tradução livre de texto extraído da página da CAFOD. 


*A Agência Católica para o Desenvolvimento Ultramarino (CAFOD) é a agência oficial de ajuda da Igreja Católica na Inglaterra e País de Gales e parte da Caritas International.


Tag