Rede Cáritas mantem orientações de cuidado com equipes de trabalho

Institucional

Ações emergenciais continuam. Presidência da Cáritas reafirma medidas de segurança para as equipes até 04 de maio.

Publicação: 06/04/2020

Nesta segunda-feira, 6 de abril, a diretoria da Cáritas Brasileira, por meio de seu diretor executivo, Carlos Humberto Campos, comunicou que todas as equipes da instituição devem continuar seguindo as medidas de segurança estabelecidas desde o dia 16 de março de 2020, diante das orientações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde, dos governos estaduais e municipais e das orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para a prevenção e contensão da pandemia do coronavírus. Leia abaixo a carta enviada para a Rede Cáritas.

À Rede Cáritas Brasileira

A Cáritas Brasileira, avaliando os impactos da pandemia e o contexto atual pelas regiões do Brasil, com decretos municipais e estaduais, ampliações das medidas para garantir o isolamento social e a necessidade de ter mais cuidados, para  diminuir  o fluxo das pessoas, como forma de contenção da curva de contaminação pelo Covid-19, comunica novas decisões e orientações à toda Rede e suas equipes.

Continua o fechamento dos escritórios regionais e nacional para atendimentos e a organização dos trabalhos para serem realizados em casa, a partir de um prévio planejamento. Havendo necessidade do trabalho específico nos escritórios, vamos garantir que todos/as colaboradores/as tenham acesso aos itens de proteção recomendados para prevenção de contaminação. Isso se estende também às ações específicas dos programas e projetos. Quanto à suspensão das atividades coletivas, como encontros, oficinas e reuniões, continuemos a realiza-las de forma virtual, como já está acontecendo.

Não podemos esquecer-nos das ações de ajuda humanitária aos mais vulneráveis, das pessoas que sempre contam com nossa ajuda, cuidados e apoio. Não podemos suspender esse gesto de amor e solidariedade, sobretudo, nesse momento tão difícil. Entretanto, devemos tomar os devidos cuidados, colocando em prática o nosso Plano de Contingência para enfrentar a pandemia de coronavírus.

Sobre a possível antecipação de férias para esse período, sobretudo, férias coletivas, recomendamos analisar com os devidos cuidados. Orientamos para que somente seja feita a partir da manifestação e interesse da pessoa colaboradora, pois entendemos que antecipar férias de maneira obrigatória, nesse momento em que as pessoas são orientados/as a ficar dentro de casa, seria uma penalidade aos/às colaboradores/as.

Por fim, queremos reafirmar essas medidas e orientações até o dia 04 de maio de 2020. Quando faremos nova avaliação da situação, para os devidos encaminhamentos e definições.

Unidos em oração e pedindo a proteção de Nossa Mãe Aparecida, contamos com a compreensão e compromisso de todos e todas.

Fraternalmente,

Carlos Humberto Campos