Moradores de Ceilândia e Recanto das Emas, no DF recebem ajuda emergencial da Cáritas Brasileira

Geral

A iniciativa conta com o apoio da Fundação Banco do Brasil e beneficia cinco mil pessoas no Distrito Federal com alimentos e kits de higiene

Publicação: 21/05/2020

Moradora de Ceilândia (DF), previamente cadastrada, assina lista para a retirada da cesta básica sem filas e sem aglomerações de pessoas

A Cáritas Brasileira recebeu investimento de R$ 110 mil da Fundação Banco do Brasil (FBB) para realizar doações de cestas básicas e materiais de higiene para famílias em situação de vulnerabilidade social no Distrito Federal. A ação integra a campanha Proteja e salve vidas, uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil no combate ao coronavírus Covid-19.

As doações começaram a ser realizadas nesta quinta-feira (21) e segue até o dia 25 de maio de 2020. A iniciativa vai beneficiar 400 famílias na região administrativa de Ceilândia e 600 no Recanto das Emas, impactando no total cinco mil pessoas. As cestas básicas contêm: arroz, feijão, açúcar, farinha, macarrão, leite, ovos, óleo e sardinha, além de produtos de higiene pessoal e limpeza como sabonete, água sanitária e sabão. Ceilândia e Sol Nascente têm o maior número de mortes por Covid-19 no Distrito Federal. Até esta quarta-feira (20) eram 432 casos confirmados e 18 mortes. O Distrito Federal soma 5.271 pessoas infectadas e 73 mortes.

Em Ceilândia (DF), a partir do dia 21 de maio, as famílias vão poder, ao longo de cinco dias, retirar a cesta básica em um mercado local. Elas foram previamente cadastradas e vão poder receber os produtos alimentícios e de higiene sem fila ou aglomerações.

A cada dia 80 cestas básicas serão entregues, como explica o assessor nacional da Cáritas Brasileira, Jaime Conrado. “Estamos orientando as famílias, que já estão cadastradas, para que possam ir receber a cesta básica usando máscara e respeitando todas as medidas de segurança e proteção, de acordo com as normas da Fundação Banco do Brasil e da Cáritas Brasileira, para que não ocorram aglomerações de pessoas nos locais de entrega e, especialmente, para que não haja risco de contaminação, tanto para quem recebe quanto para quem vai estar no serviço de entrega”, explica o assessor.

A ação beneficia pessoas em situação de vulnerabilidade social fortemente impactadas pela pandemia. "Fui contemplada com a cesta, queria muito agradecer aos parceiros da Cáritas Brasileira, sou mãe solteira e no momento estava precisando", afirma Thaís, moradora do Sol Nascente, em Ceilândia (DF).

A cesta básica possui itens alimentícios como feijão, arroz e açúcar, além de itens de higiene

Em todo Brasil, até o momento, 37 entidades membro da Cáritas Brasileira foram apoiadas e estão desenvolvendo ações emergenciais para famílias em situação de vulnerabilidade social. Cerca de 40.000 famílias foram beneficiadas com alimentos e produtos de higiene até o momento.

A iniciativa tem o apoio da BB Seguros e do banco BV, empresas do conglomerado Banco do Brasil, além da cooperativa de crédito COOPERFORTE, que destinaram recursos à Fundação Banco do Brasil para ações de assistência social, prevenção e combate a pandemia de Covid-19.