COLABORE

Migrantes venezuelanos atualizam caderneta de vacinação em mutirão de atendimentos da Cáritas

Projetos

Ação ocorreu nesta segunda-feira (23), no município de Mucajaí. Mutirão foi promovido por meio do projeto Orinoco, em Roraima

Publicação: 25/05/2022


Por Emmily Melo / Assessoria de Comunicação da Cáritas Brasileira

Ronaldo Viela, de 23 anos, tomou cinco doses de vacina durante o mutirãodurante mutirão do Orinoco.


“A última vez que me vacinei eu ainda era criança”, contou o migrante venezuelano Ronaldo Viela, de 23 anos, que nesta segunda-feira (23) recebeu cinco doses de vacina, dentre elas, a primeira dose contra a Covid-19. “Agora é ir pra casa e descansar”, brincou.


Viela teve acesso à imunização durante mutirão de atendimentos do projeto Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras, da rede Cáritas, que ocorreu das 9h às 17h no município de Mucajaí, na região sul de Roraima. Ele e outras 75 pessoas também puderam atualizar a caderneta de vacinação, totalizando uma aplicação de 104 doses. 


“Desde 2021, quando começou a vacinação contra a Covid-19 em Mucajaí, a vacina foi muito procurada. Porém, agora está ocorrendo baixa adesão. Mas hoje [no mutirão de atendimentos] está sendo muito bom”, pontuou a coordenadora de imunização do município de Mucajaí, Cleodelnires Gentil de Souza.


Família de migrantes venezuelanos atualizou a caderneta de vacinação.


A Cáritas tem trabalhado com parceiros, em todo o país, para identificar as causas da baixa cobertura vacinal com a população de extrema vulnerabilidade social e econômica e garantir, a essa comunidade, acesso à imunização e demais serviços de saúde. 


No estado de Roraima, além da pandemia de Covid-19, o governo estadual emitiu alerta para surto de sarampo e meningite. A proposta do mutirão veio para alcançar a população residente no município de Mucajaí, que está sem imunização, seja por falta de acesso ou informação. 

“Observamos que, infelizmente, o movimento anti-vacina está cada dia mais forte no Brasil, e re-expondo a população a doenças até então erradicadas no país. Precisamos ir contra essa ideia, e só conseguimos fazer levando informação. Esse é um dos nossos papéis enquanto Cáritas”, comentou o coordenador nacional do Orinoco, Raphael Macieira.


Equipe de Proteção realizou escuta qualificada.


Além do Dia D de vacinação que ofertou imunização contra a Covid-19, sarampo, influenza e as vacinas de rotina para crianças de 2 meses a 1 ano, as equipes socioeducativa, de proteção e incidência realizaram ações de promoção de higiene, atividades orientadoras acerca do acesso aos sistemas públicos de saúde, de justiça e de regularização migratória.


Ação de promoção de higiene também fez parte das atividades do mutirão de atendimentos.



A ação deste 23 de maio foi concentrada no espaço de atendimento do Orinoco no município, que fica localizado na igreja Nossa Senhora de Fátima, no Centro da cidade. O mutirão contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Mucajaí e da Pastoral do Migrante. 


Projeto Orinoco


Desde 2019, o projeto Orinoco, da rede Cáritas, atende em Boa Vista e em Pacaraima a população migrante que deixa a Venezuela. Nessas duas cidades, o projeto possui locais estruturados com banheiros, duchas, lavanderias e bebedouros. Na capital são três instalações sanitárias, e em Pacaraima uma instalação.


Em Boa Vista também há uma segunda lavanderia com máquinas industriais de lavar e secar, que serve de apoio para atender a demanda do público de atuação e também para a comunidade do entorno.


Agora, em 2021, com o apoio do escritório de População, Refúgio e Migração (PRM) dos Estados Unidos, o projeto Orinoco em Roraima chegou também aos municípios de Mucajaí, Caracaraí e Rorainópolis, como também em outros quatro estados brasileiros: Acre, Pará, Piauí e Rondônia.


Para além de seguir com as ações de acesso à água potável para beber, tomar banho e lavar roupas, nesta etapa de atuação, o projeto Orinoco desenvolve o setor de Proteção, proporcionando aos mais vulneráveis acesso justo e igualitário a recursos e oportunidades.


Tag