COLABORE

Migração e o acesso à saúde gratuita

Projetos

Segundo episódio da série “Migre, y ahora” está disponível nas plataformas digitais da Cáritas Brasileira

Publicação: 24/06/2022


Dúvidas sobre acesso à consultas médicas gratuita, vacinação e disponibilidade de medicamentos são comuns entre pessoas em situação migratória, que estão chegando ao Brasil. Pensando nisso, a Cáritas Brasileira, através do projeto “Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras” lança, nesta sexta-feira (24), o segundo episódio da série “Migre, y ahora”. Um podcast dedicado a responder dúvidas de migrantes, mas também compartilhar boas experiências de vida no novo país. 


Com ajuda de especialistas, queremos que você tenha informações confiáveis e conheça os seus direitos, mas também queremos ouvir migrantes que estão vivendo no Brasil, suas histórias e dúvidas.”, diz Katherine Gonzalez, agente Cáritas e apresentadora do programa. 


Para as dúvidas sobre o acesso à saúde, o programa também conta com a participação de Luisana Candor, educadora e promotora de higiene do projeto, e de Angélica Salas, médica cirurgiã, especialista em gerenciamento hospitalar e auditoria de saúde.


O primeiro episódio da série trouxe respostas para o acesso a direitos. Com informações importantes para migrantes que acabaram de chegar no maior país da América do Sul. Ao longo das próximas semanas, episódios produzidos e roteirizados por agentes Cáritas que atuam no Orinoco, serão lançados, trazendo discussões sobre combate à LGBTQIA+fobia, mercado de trabalho, higiene e proteção a grupos de minorias. 


Saiba mais sobre o programa clicando aqui


Todos os episódios estão em espanhol, mas a tradução pode ser acompanhada clicando aqui.



Projeto Orinoco


Desde 2019, o projeto Orinoco, da rede Cáritas, atende em Boa Vista e em Pacaraima a população migrante que deixa a Venezuela. Nessas duas cidades, o projeto possui locais estruturados com banheiros, duchas, lavanderias e bebedouros. Na capital são três instalações sanitárias, e em Pacaraima uma instalação.


Em Boa Vista também há uma segunda lavanderia com máquinas industriais de lavar e secar, que serve de apoio para atender a demanda do público de atuação e também para a comunidade do entorno.


Em 2021, com o apoio do escritório de População, Refúgio e Migração (PRM) dos Estados Unidos, o projeto Orinoco em Roraima chegou também aos municípios de Mucajaí, Caracaraí e Rorainópolis, como também em outros quatro estados brasileiros: Acre, Pará, Piauí e Rondônia.


Para além de seguir com as ações de acesso à água potável para beber, tomar banho e lavar roupas, nesta etapa de atuação, o projeto Orinoco desenvolve o setor de Proteção, proporcionando aos mais vulneráveis acesso justo e igualitário a recursos e oportunidades.


Tag