Famílias de migrantes, agricultores e da periferia urbana de SP recebem ajuda emergencial

Geral

Diante da pandemia, a Cáritas Regional SP ajudou 1.118 famílias, com alimentos e kits de higiene. A ação teve apoio da Fundação BB

Publicação: 25/05/2020

A Cáritas Brasileira Regional São Paulo realizou doações de cestas básicas e materiais de higiene para famílias em situação de vulnerabilidade social nos municípios de Campinas, São Paulo, Valinhos, Hortolândia, Monte Mor e Iaras. A ação foi feita a partir do investimento de R$ 100 mil da Fundação Banco do Brasil (FBB) e integra a campanha Proteja e salve vidas, uma iniciativa da FBB para mitigar os impactos da pandemia.

As doações foram realizadas entre 14 e 25 de maio, beneficiando 1.118 famílias, cerca de 4 mil pessoas. Foram atendidas 600 famílias que residem em ocupações e comunidades vulneráveis da periferia de Campinas, entre elas, famílias de migrantes haitianos. Na capital paulista, 325 cestas e kits foram doados para migrantes venezuelanos e africanos assistidos pela Cáritas Regional São Paulo, assim como famílias do Jardim Elba, comunidade localizada na zona Leste da cidade. Agricultores do assentamento Marielle Vive, em Valinhos, também receberam alimentos e produtos de higiene e limpeza. No município de Iaras, foram beneficiadas famílias assentadas que são assistidas pela Cáritas de Botucatu.

Antônio Evangelista, secretário-executivo da Cáritas Brasileira Regional São Paulo, explica que foram adquiridas 875 cestas básicas e kits de higiene, mas uma negociação bem-sucedida com o fornecedor permitiu que a quantidade aumentasse para 1.118 cestas, beneficiando assim mais 243 famílias. “A pandemia causada pelo coronavírus coloca as pessoas em maior vulnerabilidade social em uma situação de completo desespero, pois falta o básico para sua sobrevivência. É por essa sensibilidade ao sofrimento que agradeço a Fundação BB e seus parceiros, por esse trabalho com a Cáritas Regional SP. Rogamos a Deus que as pessoas que recebem essa cesta básica tenham condições de ficar em casa, considerando que muitas precisam sair cotidianamente para buscar seu sustento”, afirmou Evangelista.

A iniciativa tem o apoio da BB Seguros e do banco BV, empresas do conglomerado Banco do Brasil, que destinaram recursos à Fundação Banco do Brasil para ações de assistência social, prevenção e combate a pandemia de Covid-19. Em todo o país, a Cáritas Brasileira vai atender famílias de 37 cidades com os investimentos da FBB.