COLABORE

Entrega de Kits de higiene no Amazonas reforça o acesso aos cuidados durante a Covid-19

Projetos

A iniciativa alcança diretamente 11 municípios do interior do Amazonas. As famílias recebem também orientações sanitárias e de saúde

Publicação: 24/02/2021



Educadores/as do projeto percorrem regiões do interior do amazonas para fornecer kits de higiene


O Projeto Ajuri pela vida na Amazônia da Cáritas Brasileira e Articulação Norte 1 iniciou no mês de fevereiro com a entrega de kits de higiene e desinfecção às famílias que estão sendo acompanhadas pelo projeto. Com o aumento da pandemia no Amazonas, a presença do Ajuri tornou-se primordial, pois isto possibilita que as famílias possam prevenir-se e ter os cuidados necessários para evitar a contaminação da covid-19. 


Neste mês já foram entregues 3.039 kits nas comunidades da Prelazia de Itacoatiara (Eduardo Braga II, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Comunidades do Madrubá em Itapiranga, Vila do Engenho,  São José de Piquiá), na Prelazia de Tefé (Aldeias Mapi - Com. São Sebastião e Pavão - dos Povos indígenas Kaixana e Ticuna, Área Missionária, Distrito de Caiambé, Bairro Deus é Fiel), na Diocese de Coari (as comunidades do Rio Copeá e as comunidades de São José da Ilha do Ariá e São Francisco da Ilha do Ariá que fica no Solimões, comunidade do Lago Mamiá, região médio Solimões) e na Diocese de Parintins (Zé Açu, Mocambo e Caburi, Ocupação do Castanhal).


A entrega desses insumos mostra como as famílias estão colocando em prática as orientações repassadas durante o projeto. Em muitas casas os educadores e educadoras constataram que a instalação do balde ou do recipiente de água são utilizadas para a lavagem de mão, além do uso contínuo das máscaras nas ruas.


O projeto Ajuri está tornando-se um verdadeiro mutirão com a presença de agentes de saúde, lideranças comunitárias, voluntários, gestores das escolas públicas e secretários municipais de educação. Na quarta entrega os educadores levaram a caixa de sugestões para que os moradores pudessem manifestar suas opiniões, sugestões ou comentários sobre a presença do projeto na comunidade. 



As famílias foram cadastradas pela equipe de monitoramento do projeto e recebem kits mensais de higiene


Dona Luzinete Viana da Silva, moradora da comunidade Laranjal, disse que a atuação da Cáritas Brasileira é essencial para as comunidades mais afastadas na capital. “O projeto Ajuri tem ajudado bastante as famílias com os kits. Seria importante que o projeto pudesse ir a mais famílias, pois somente a Cáritas está ajudando as famílias durante a pandemia”. Sem a estabilização do nível de contaminação, os educadores e educadoras estão apenas entregando os kits, sem a realização de conversas comunitárias. Assim, o seguimento das normas das Organizações Sanitárias, é essencial para que o quanto antes a situação se amenize e o projeto  retorne com as rodas de conversas sobre as orientações de saúde. 


Para Carlos Alberto, educador da Prelazia de Itacoatiara, a atuação do projeto possibilita o acesso à saúde às comunidades do Amazonas. “O projeto tem atuado junto às famílias mais vulneráveis e tem proporcionado a esperança principalmente nesse momento da pandemia e têm amenizado as necessidades atuais. A missão da Cáritas é ir até aqueles que mais precisam e o projeto tem possibilitado essa presença amiga e solidária.”, finaliza o educador.


Tag