Encontro anual da RedeMiR reflete sobre a realidade de migrantes no contexto da pandemia

Igreja

A rede reúne mais de 60 organizações da sociedade civil que prestam atendimento a pessoas em situação de mobilidade.

Publicação: 13/10/2020

Participantes do Encontro da RedeMIr realizado em 2019, este ano as atividades acontecem por meio de videoconferência

Uma história de atuação pela garantia dos direitos humanos de migrantes, refugiados, solicitantes do reconhecimento da condição de refugiado, apátridas e vítimas de tráfico humano. Essa é a causa central que aproxima as entidades participantes da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados (RedeMiR), que realiza na próxima semana, em seis oficinas virtuais, seu encontro anual com o tema “Refugiados e migrantes: contexto, pandemia e integração”.

Em sua 16º edição, o encontro acontece nos dias 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de outubro, oportunizando a capacitação de agentes, a troca de experiências e a proposição de políticas públicas. Pela primeira vez, devido à realidade imposta pela pandemia da COVID-19, o encontro acontece de forma virtual, preservando sua característica ao escolher como tema central os conteúdos que a dinâmica migratória no País demanda como prioritários ou de particular importância a serem aprofundados e evidenciados.

Uma rede de apoio - Articulada em 2004, sob a liderança do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) com apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a RedeMiR reúne atualmente mais de 60 organizações da sociedade civil que prestam atendimento a pessoas em situação de mobilidade em todas as regiões do Brasil. Essa articulação tem por objetivo favorecer a proximidade e interação entre as entidades, para somar forças e apoiar-se mutuamente, organizar ações complementares e compartilhar aprendizados, potencializando suas capacidades e os resultados em prol das pessoas refugiadas, migrantes, apátridas, vítimas de tráfico de pessoas migrantes internos, enfim, pessoas em mobilidade humana.

O trabalho em rede respeita que cada instituição participante preserve suas formas próprias de atuação, compartilhando o fato de trabalharem pelo respeito e defesa dos direitos humanos das pessoas em mobilidade, bem como a convicção de que necessitam somar esforços entre si para alcançar ações eficazes e solidárias.

História de muitas parcerias - Ir. Rosita Milesi, diretora do IMDH, destaca que, na história de 16 anos do encontro anual da RedeMiR, as parcerias têm sido fundamentais nesta construção. “O Encontro da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados (RedeMiR) é sempre uma oportunidade de particular crescimento, partilha, intercâmbio, tanto de relações humanas, afetivas, quanto profissionais, e de práticas e iniciativas enriquecedoras na atenção aos migrantes e refugiados e outros grupos humanos em mobilidade. Ademais, suscita ânimo, criatividade, e sempre novas articulações em favor da causa das migrações e do refúgio. E a RedeMiR, a cada ano mais sólida e fortalecida, é ponto de inspiração, de proposições e de grande apoio em favor de Políticas Públicas para a garantia e proteção dos direitos humanos. Nesta trajetória de 16 anos, as parcerias têm sido fundamentais. A todas as instituições, companheiras de caminhada, nosso muito obrigada, com justo reconhecimento ao ACNUR e à OIM pelo sempre pronto apoio”, destacou Ir. Rosita.

Para o representante da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) no Brasil, Jose Egas, a RedeMiR é um exemplo vivo da capacidade de mobilização de organizações da sociedade civil em prol dos direitos das pessoas forçadas a deixar seus países por causa de guerras, conflitos e perseguições. “Com sua capilaridade em diferentes pontos do país, a RedeMiR expande a capacidade do próprio ACNUR e do Estado brasileiro, contribuindo para um melhor ambiente de proteção e assistência no Brasil, e também contribui para a formulação de políticas públicas eficazes e solidárias. Estamos unidos a estas organizações, sob o propósito comum de respeitar os direitos humanos das pessoas forçadas a se deslocar”, complementa o representante.

XVI Encontro da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados (RedeMiR)

13/10 – Fronteira, refúgio e migração: fluxos e desafios – 15h às 17h

15/10 – Migração indígena: especificidades, acolhida e integração – 15h às 17h

20/10 – ACNUR e a assistência aos refugiados em tempos de pandemia – 15h às 17h