COLABORE

Cáritas realiza intervenção visual sobre o contexto migratório em Roraima

Áreas de Atuação

‘Migrar com Direitos e com Respeito’ celebra o Dia Nacional do Migrante e o Dia Mundial do Refugiado.

Publicação: 16/06/2021



Fotos: Romeu Lima / Arquivo Cáritas Diocesana de Roraima


“Na Venezuela a situação estava difícil. Então, trouxemos nossa família, nossos filhos, para seguirmos adiante por um futuro melhor”, contou Victor Selleño, de 36 anos, que está há poucas semanas em Boa Vista (RR). A história de Victor se assemelha com a de centenas de outros migrantes e refugiados que deixam seu país de origem em busca de melhores condições de vida. 


A rede Cáritas olha com atenção e afeição ao povo migrante. Dom Mário Antônio, bispo de Roraima e presidente da Cáritas Brasileira, afirma que “a missão da Cáritas é testemunhar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda a forma de vida”. Assim, a organização historicamente tem desenvolvido ações voltadas paras as populações vulneráveis e que lutam diariamente por direitos. 


Com essa afirmação que norteia e em apoio e acolhida a um dos públicos de atuação da Cáritas, fazendo memória ao Dia Nacional do Migrante e Dia Mundial do Refugiado, comemorados em 19 e 20 de junho, respectivamente, a Cáritas em Roraima realiza a partir desta sexta-feira (18) a intervenção visual ‘Migrar com Direitos e com Respeito’, nos dois shoppings de Boa Vista.


A ação, conforme explica Sílvia Talho, assessora de incidência do projeto Apelo Emergencial, é uma forma de mostrar à população os ganhos econômicos e culturais que a migração traz à Roraima. "Utilizaremos dados científicos, extraídos de pesquisas realizadas por entidades reconhecidas nacional e internacionalmente, e também frases que remetem à história de migrantes trabalhadores da rede Cáritas advindos de diferentes países, que encontraram no Brasil um local, não apenas de residência, mas de acolhimento”, contou.


A exposição será apresentada em formato de lambe-lambe, sendo uma peça móvel com 2 metros de altura no Garden Roraima Shopping, localizado no bairro Caçari, e um painel de quase 10 metros no Pátio Roraima Shopping, no bairro Cauamé. 


Para o coordenador da área de meio ambiente, gestão de riscos e emergências (MAGRE), da Cáritas Brasileira, José Magalhães, a intervenção é um pequeno símbolo em defesa do direito de todo o ser humano: o direito de migrar. “É também uma forma de conjugar na prática, os quatro verbos para uma migração segura, digna e humana, segundo o papa Francisco: acolher, proteger, promover e integrar. Que o nosso país seja um porto seguro para todas as pessoas que aqui chegam buscando moradas e novas formas de vida”, completou. 


Migrar com Direitos e com Respeito


 ‘Migrar com Direitos e com Respeito’ é uma ação da Cáritas Diocesana de Roraima, por meio dos projetos ‘Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras’ e ‘Apelo Emergencial’. As iniciativas recebem o apoio financeiro do Escritório de Assistência Humanitária da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (BHA/USAID) e da Caritas Internationalis.


Serviço

Migrar com Direitos e com Respeito: Intervenção visual com lambe-lambes em comemoração ao Dia Nacional do Migrante e Dia Mundial do Refugiado.


Onde: Pátio Roraima Shopping, Rua João Alencar, nº 2181, Bairro Cauamé, Boa Vista (RR)
Quando: 18 a 20 de junho

Horário: 10h às 22h 


Onde: Roraima Garden Shopping, Avenida Ville Roy, nº 544, Bairro Caçari, Boa Vista (RR)

Quando: 18 a 25 de junho

Horário: 10h às 22h  



Assessoria de comunicação:
Emmily Melo / +55 95 99117 7206


Tag