Cáritas organiza mutirão na Ação Solidária Emergencial, no Vale do Jequitinhonha

Geral

Cáritas Diocesana de Araçuaí promove iniciativas solidárias em 11 municípios do Alto e Médio Vale do Jequitinhonha (MG), diante da Covid-19.

Publicação: 25/05/2020

Uma grande rede de solidariedade tem se formado no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, para enfrentar a pandemia do coronavírus. Um mutirão de voluntários e voluntárias das comunidades de fé, paróquias, pastorais, sindicatos e organizações sociais que atuam na região, tem promovido o cuidado levando apoio e informação e entregando cestas básicas e kits de higiene às famílias em vulnerabilidade no Alto e Médio Jequitinhonha. A ação emergencial é promovida pela Cáritas Diocesana de Araçuaí com a parceria da Fundação Banco do Brasil.

“A situação das famílias não é fácil e há muitas emergências. Necessidade de um alimento, de um apoio, de uma conversa com informação segura, porque são territórios em que as informações chegam muito distorcidas”, relata José Nelson Pereira, agente da Cáritas Diocesana de Araçuaí. Ele lembra que a região já foi conhecida como vale da miséria, mas conseguiram mudar esse paradigma a partir da organização popular, de estratégias de convivência com o semiárido e de políticas públicas. “Trabalhamos muito para mudar esse contexto, mas a necessidade ainda é grande e nessa pandemia aumenta cada vez mais, principalmente para as famílias que estão em um estágio de vulnerabilidade social”, explica.

A partir do trabalho de uma rede solidária de voluntários, a Cáritas irá entregar 1.350 cestas de alimentos e kits de materiais de higiene e limpeza para 675 famílias, atendendo cerca de 3.375 pessoas, em 11 municípios. “Nosso trabalho também é estar próximo, comunicando as coisas positivas e levando as informações certas, por exemplo, orientando os agricultores e as agricultoras a acessar os direitos que têm e as políticas públicas, que são pouquíssimas”, conta Zé Nelson.

No meio urbano e rural, cada família atendida irá receber duas cestas em etapas diferentes, sendo que a primeira já foi concluída e a segunda acontece de 25 de maio a 3 de junho. Celane da Rocha, moradora do bairro Nova Esperança, em Araçuaí, diz que a cesta chegou em uma hora boa: “Estou desempregada nesse momento de pandemia. Então, a cesta vai ser muito útil para minha família”.

A ação tem o investimento de R$ 158 mil da Fundação Banco do Brasil (FBB) e integra a campanha “Proteja e salve vidas”, uma iniciativa da FBB para mitigar os impactos da pandemia na vida de quem mais precisa. Os municípios atendidos são: Araçuaí, Berilo, Chapada do Norte, Itinga, Virgem da Lapa, Turmalina, Veredinha, Caraí, Itaobim, Medina e Minas Novas.

O projeto também viabilizou a compra de 22 EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para as equipes de trabalho que fazem o recebimento dos produtos, a montagem e as entrega das cestas. Para realizar a ação, as equipes têm tomado medidas de segurança e proteção, evitando aglomerações.

A ação solidária foi realizada em parceria com o CAV (Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica); os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Itinga, Itaobim, Caraí e Virgem da Lapa; a EMATER; a paróquias Santa Rita de Cássia, São Domingos, Santo Antônio, Nossa Senhora da Conceição, São Pedro e São Roque, em Araçuaí; a Secretaria do Meio Ambiente de Caraí e Secretaria de Agricultura de Araçuaí.

Comida de verdade - Muitos produtos que compõem a cesta de alimentos são oriundos da agricultura familiar da região. Essa dinâmica de aquisição dos alimentos tem possibilitado o cuidado tanto na garantia de alimentação de qualidade quanto no fomento da geração de renda local, explica José Nelson: “O apoio da FBB tem sido de muita valia para as famílias. A gente faz uma ação de doação e cuidado e também fomenta a questão da economia, porque fazemos as compras dos produtos nas mãos dos agricultores e agricultoras”.

A cesta de alimentos é composta por: 3 kg de feijão; 5 kg de arroz; 3 kg de farinha, podendo ser de mandioca ou de milho; 6 kg de legumes e verduras, que podem ser mandioca, beterraba, cenoura, inhame, chuchu e batata doce; outros 6 kg de legumes, que podem ser abóbora, caxixe, maxixe, pimentão, quiabo e mamão verde; 4 kg de frutas, entre elas, laranja, limão, mamão, abacate, abacaxi, acerola e banana; e 1 dúzia de ovos.

“As cestas ajudam as famílias, pelo menos, a diminuir a angústia nesses tempos”, desabafa o agente da Cáritas. Ele diz que este projeto termina com a conclusão da próxima etapa de entregas e o desafio agora é promover outras ações para a região no período da pandemia. A Cáritas de Araçuaí está planejando uma campanha para o cuidado com os idosos e segue construindo ações solidárias emergenciais junto à diocese.