COLABORE

Cáritas lusófonas Juntas para o desenvolvimento humano integral

Institucional

XIº Fórum das Cáritas que compartilham a língua portuguesa será realizado entre 18 e 24 de outubro em Angola.

Publicação: 16/09/2022



O XIº Fórum Lusófono, com o lema “Juntos para o desenvolvimento humano integral”, será realizado este ano em Luanda, capital de Angola, de 18 a 24 de outubro! Esta é uma iniciativa das Cáritas Nacionais de todos os países de expressão portuguesa e promovida no âmbito das atividades da Caritas Internationalis, confederação internacional das Cáritas.

O Fórum das Cáritas Lusófonas surgiu no ano 2000, também como inspiração de concretizar a dimensão de parceria fomentada pelos objetivos do Milénio e posteriores enquadramentos das Nações Unidas, da Igreja e da rede Cáritas no mundo. Com a constituição deste Fórum, pretende-se unir esforços no sentido de contribuir para o desenvolvimento humano, pastoral e cultural dos países membros, potenciando os recursos com vista à valorização da pessoa e das suas condições de vida, denunciando as injustiças e apontando caminhos.

A programação do Fórum Lusófono para 2022 considera a necessidade de organizar melhor a solidariedade e a cooperação fraterna entre os países da lusofonia. Como Cáritas queremos também reinventar as soluções, refletindo sobre os temas que mais impactam as populações dos nossos territórios (a nível da saúde, da segurança alimentar, das mudanças climáticas, dos governos e democracia, entre outros), respondendo aos desafios, oferecendo integração e estando em contacto com as populações e realidades que os diferentes países enfrentam.

Este Fórum será constituído pelas Cáritas de Angola, do Brasil, de Cabo-Verde, da Guiné-Bissau, de Moçambique, de Portugal e de São-Tomé, porém, tem tido a presença de várias Cáritas parceiras e de outras organizações eclesiais e da sociedade civil, sendo um local de intercâmbio de ideias e experiências, que enriqueçam o conhecimento de cada Cáritas Lusófona. Havendo uma rotatividade nos mandatos, neste momento, mantêm-se na presidência, a Cáritas de Angola, e no secretariado, a Cáritas Portuguesa.

Os encontros presenciais são promovidos de 2 em 2 anos. O último fórum presencial realizou-se em dezembro de 2017, em Cabo Verde, rumo a uma estratégia da região lusófona. Não tendo sido possível realizar-se um novo encontro presencial até ao momento devido à pandemia COVID-19, existe, no entanto, uma proximidade online entre as diferentes delegações que esperam com alegria a concretização deste evento em 2022.

Em breve, publicaremos a programação!


Tag