COLABORE

Cáritas lança podcast ‘Migre, y ahora?' com perguntas e respostas sobre a migração no Brasil

Projetos

Podcast voltado à população migrante e refugiada da Venezuela estará disponível nas plataformas de áudio da Cáritas Brasileira.

Publicação: 17/06/2022



Agentes Cáritas durante a gravação, em estúdio, do primeiro episódio do podcast.


 A migrante venezuelana Jéssica Gregonia, de 35 anos, quer saber qual a diferença entre refúgio e residência. Ulises Yames, 44, pergunta se pode receber assistência social no Brasil. Já Marbelys Bello, 45, tem dúvidas sobre o acesso ao sistema público de saúde no território nacional. 


É comum a população migrante e refugiada da Venezuela, que busca acolhida no Brasil, ter uma série de dúvidas sobre acesso a serviços, direitos e informações necessárias para viver com dignidade. Responder as perguntas de Jéssica, Ulises e Marbelys, e a tantas outras dúvidas, foi a proposta do projeto Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras, da rede Cáritas, com o podcast ‘Migre, y ahora?', lançado nesta sexta-feira (17).


A primeira temporada do programa contará com sete episódios, todos no idioma espanhol, onde serão respondidas questões fundamentais sobre direitos de migrantes e refugiados no Brasil, nos setores de: assistência social, saúde coletiva, combate à LGBTQIA+fobia, mercado de trabalho, higiene e proteção a grupo de minorias. 


Os episódios foram produzidos e roteirizados por agentes Cáritas que atuam no Orinoco. Eles foram às ruas ouvir as principais dúvidas da população migrante atendida pelo projeto em cinco estados brasileiros, e que também representam o questionamento de centenas de outras pessoas abrigadas no Brasil. 


Em contextos migratórios, garantir o acesso a informações seguras é de suma importância. Nesse sentido, essa ação vislumbra compartilhar informações sobre direitos sociais no Brasil. A proposta da construção desse roteiro de podcast surge de questões levantadas pela própria população migrante e refugiada que nossas equipes acompanham nos cinco estados de atuação do projeto”, explicou Elis Marques, coordenadora nacional de Proteção do projeto Orinoco.


Equipe do Orinoco, em Roraima, durante produção do podcast


Ainda conforme Elis,  é imprescindível o conhecimento sobre direitos fundamentais assegurados em território nacional, para que a população migrante possa defender de forma autônoma a garantia desses direitos.


O programa será disponibilizado semanalmente, entre os meses de junho e julho, nas plataformas digitais da Cáritas Brasileira (galeria de áudio e Spotify). ‘Migre, y ahora?’ vai ao ar a partir das 10h (horário de Brasília), do dia 17 de junho. 


Episódio #1 


O primeiro episódio do podcast ‘Migre, y ahora?', que vai falar sobre os direitos enquanto migrante no Brasil, vai ser lançado nesta sexta-feira (17), em Roraima, durante programação celebrativa ao Dia Nacional do Migrante e Dia Mundial do Refugiado, comemorado em 19 e 20 de junho, respectivamente.


A estreia será com um dia de atividade voltada ao público de atuação do projeto, nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, reunindo apresentações artísticas, intervenção visual e sessões informativas sobre temas abordados no programa. 


Raphael Macieira, coordenador nacional do projeto Orinoco, comentou que, enquanto Cáritas, o objetivo é sempre atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, e ofertar atendimento humanizado.


“Migrar é um desafio, principalmente quando se é uma migração forçada, como é o caso da maioria dos venezuelanos no Brasil. Chegar em um país com idioma, culturas e leis diferentes, apenas com o desejo de uma vida melhor pode ser, no mínimo, assustador. Por isso surgiu a ideia de construirmos um podcast para migrantes. Esperamos muito que esse material produzido gere um acolhimento. Nós, da Cáritas, enquanto comunidade acolhedora, estamos tentando transformar o processo menos violento possível”, garantiu.


Projeto Orinoco


Desde 2019, o projeto Orinoco, da rede Cáritas, atende em Boa Vista e em Pacaraima a população migrante que deixa a Venezuela. Nessas duas cidades, o projeto possui locais estruturados com banheiros, duchas, lavanderias e bebedouros. Na capital são três instalações sanitárias, e em Pacaraima uma instalação.

Em Boa Vista também há uma segunda lavanderia com máquinas industriais de lavar e secar, que serve de apoio para atender a demanda do público de atuação e também para a comunidade do entorno.

Em 2021, com o apoio do escritório de População, Refúgio e Migração (PRM) dos Estados Unidos, o projeto Orinoco em Roraima chegou também aos municípios de Mucajaí, Caracaraí e Rorainópolis, como também em outros quatro estados brasileiros: Acre, Pará, Piauí e Rondônia.

Para além de seguir com as ações de acesso à água potável para beber, tomar banho e lavar roupas, nesta etapa de atuação, o projeto Orinoco desenvolve o setor de Proteção, proporcionando aos mais vulneráveis acesso justo e igualitário a recursos e oportunidades.


Tag