Cáritas cria horta sustentável em comunidade, para fortalecer segurança alimentar em Mossoró

Áreas de Atuação

O projeto viabiliza a produção de alimentos saudáveis e funciona também como espaço terapêutico para dependentes químicos

Publicação: 12/02/2021

Buscando promover a segurança alimentar e o desenvolvimento da cultura do Bem Viver, a Cáritas Diocesana de Mossoró, no Rio Grande do Norte, com o apoio  da Cáritas Regional NE2,  vem realizando visitas de acompanhamento a comunidade Católica Boa Nova, localizada no sítio Pitombeira, zona rural do município de Governador Dix- Sept Rosado.

Dentre os trabalhos ligados à Diocese, atualmente funciona a Casa de Acolhimento Papa Francisco, na Comunidade Católica Boa Nova, sendo esta uma entidade terapêutica e socioassistencial, sem fins lucrativos, que oferta serviços gratuitos a homens em situação de dependência química.

Em visita a esta comunidade, o voluntário e  agente Cáritas, Raniere Barbosa, que é engenheiro agrônomo, identificou  necessidades básicas da casa, como a alimentação de produtos saudáveis, e para isso propôs a criação de uma horta sustentável feita pelos próprios residentes. As atividades desenvolvidas, foram de orientação sobre compostagem e levantamento de canteiros para produção de hortaliças, como tomates cereja, rúculas, alfaces e cebolinhas, e tiveram início no mês de julho de 2020, tendo continuidade até os dias atuais.

No âmbito da produção, a ação implicou na construção  de quintais  agroecológicos de produção orgânica, que tem como objetivo o apoio no  processo de terapia para os dependentes químicos que estão em processo de recuperação na casa.

Segundo Raniere, uma pesquisa de campo foi feita anteriormente à implementação da horta. “Fizemos um trabalho de reconhecimento da área, e percebemos a necessidade de fazer um processo de compostagem mediante a grande quantidade de resíduos orgânicos que se encontravam no local, o processo de compostagem, no qual a partir dessa apropriação, conseguimos um grande êxito, que foi eles mesmo aprenderem a técnica da compostagem, resultando na eficácia da horta”, conclui.

Ele ainda destacou a precariedade que o terreno se encontrava, sendo um dos mais inférteis para o plantio na região, e como o processo de compostagem fez toda diferença. “ Essa horta foi construída no pior terreno da região, porém com o processo de preparação do solo  com a compostagem hoje temos uma horta belíssima que faz parte da alimentação saudável da comunidade, só temos a agradecer  a comunidade Boa Nova  e o trabalho da Cáritas Diocesana por permitir a disseminação de conhecimento sobre a agroecologia”, declara.

O responsável pela casa de acolhimento, Antônio Steferson Caetano, destaca que embora já tenham  frutos, a horta está em desenvolvimento, contando com o apoio dos quatro  missionários residentes, e oito acolhidos em recuperação. ” Tudo ainda está em fase de aprendizado para os missionários e acolhidos, embora já consumimos nossa produção, que conta com rúculas, alfaces, cebolinhas, tomate cereja e vendemos o excedente para ajudar no custeio da casa que faz esse trabalho de forma gratuita”, declara.

A articuladora Regional  no Rio Grande do Norte pela CBNE2, Evânia Rodrigues, também ressaltou a importância e  o impacto da ação na vida dos dependentes químicos beneficiados.“É um projeto que visa o cuidado com esses indivíduos que muitas vezes sentem o  preconceito da sociedade por não conseguirem  sozinhos deixar de usar determinadas drogas ilícitas, ficando  excluído assim do convívio familiar  para tratamento, então, vejo como uma alternativa de integração ao trabalho em equipe , no sentido que resgata a auto estima dele como sujeito produtivo incluído no processo de produção e valorização como ser humano digno de respeito”, finaliza.

Fonte: Regional Nordeste 2 da Cáritas Brasielira