COLABORE

Cáritas Brasileira realiza roda de conversa sobre Mulheres na Política

Áreas de Atuação

“Participação Política das Mulheres: das cotas à efetiva paridade na representação”, foi o tema da Roda de Conversa realizada nesta quarta

Publicação: 22/09/2022


“Participação Política das Mulheres: das cotas à efetiva paridade na representação”, foi o tema da Roda de Conversa realizada nesta quarta (21), pela Comissão de Mulheres e Equidade de Gênero da Cáritas Brasileira. O evento aconteceu em formato virtual e contou com representações de todo Brasil para discutir sobre a efetiva participação e representatividade das mulheres nos espaços políticos e de poder. 


Na oportunidade, recebemos as representantes parlamentares Professora Iara Pimentel (PT), vereadora por Montes Claros - MG, e Leninha (PT),  deputada estadual por Minas Gerais, que enfatizaram as dificuldades enfrentadas pelas mulheres que ocupam esses espaços de representação social, que são majoritariamente masculinos, e ainda das diferentes formas de deslegitimar  as poucas mulheres presentes. A deputada Leninha relatou as diversas ameaças sofridas , e reforçou  que o caminho para assegurar o espaço de representatividade  e fortalecer a luta pela defesa de pautas que atravessam as experiências de grupos sociais marginalizados é através da união das mulheres nesses ambientes. 


Representando a sociedade civil, tivemos falas potentes e instigadoras da professora Cárlucia Maria, da UFMG, e de Lia Andrade, da Cáritas Diocesana de Itabira-MG, que comentaram sobre as cotas das mulheres nos partidos, que em alguns momentos são utilizadas estrategicamente  apenas para possibilitar a candidatura de homens. Ambas discorreram sobre a importância das mulheres ocuparem espaços de participação e decisão, sobretudo considerando que alguns temas atravessam especificamente as suas experiências de vida, portanto são as principais pessoas afetadas por certas pautas discutidas nos parlamentos. 



“Moramos em um país em que a grande maioria da população é composta por mulheres, e essas mulheres são negras, pardas, pobres, mães, chefes de família, portanto, mulheres responsáveis pelo cuidado da vida”, disse Cárlucia. 


Cristina dos Anjos, da Cáritas Brasileira, enfatizou a importância da animação da rede e das formas de interação e fortalecimento da campanha "Encantar a Política”, convocando a todas as pessoas presentes a se comprometerem intimamente com o processo de transformação social que não pode prescindir da presença efetiva das mulheres em todos os espaços sociais, sobretudo o de representação política.


O evento terminou após as contribuições das pessoas participantes do evento com perguntas, relatos e outras impressões, e por fim com as considerações finais das convidadas. 


Assista à Roda de Conversa “ Participação Política das Mulheres: das cotas à efetiva paridade na representação” no canal do Youtube da Cáritas Brasileira:


Tag