COLABORE

Cáritas Brasileira distribui kits de higiene e limpeza para comunidades do Amazonas

Áreas de Atuação

Projeto Ajuri Pela Vida na Amazônia inicia ação emergencial de combate a covid-19 para dezenas de comunidades amazônicas

Publicação: 27/10/2020


Na última semana, o projeto Ajuri: pela Vida da Amazônia iniciou as entregas dos kits de higiene pessoal/limpeza e as orientações de higiene através da ferramenta de WASH nas comunidades da Diocese de Parintins (AM), como parte de das ações de combate a Covid-19 do projeto. O projeto é desenvolvido pela Cáritas Brasileira - Articulação Norte 1, em parceria com a Catholic Relief Services (CRS) e com apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID-BHA).


As comunidades de Parintins: Área Itaúna 1, Área Beco Submarino, Santa Rita e Palmares, Bairro da União, Paulo Correa foram as primeiras a serem contempladas com a ação. A distribuição foi realizada diretamente para as famílias selecionadas após o cadastro realizado pelos educadores do projeto Ajuri. Essa ação é uma das atividades emergências centrais do projeto, que visa possibilitar às famílias em vulnerabilidade, condições básicas de proteção individual e familiar frente à atual pandemia. 

Os kits, que serão distribuídos ao longo de cinco meses nas regiões de abrangência do projeto, são compostos por um balde de 20 litros, para o armazenamento da água, sabão, álcool em gel, água sanitária e máscara. Segundo Jaime Conrado, Assessor Nacional da Cáritas Brasileira e coordenador do projeto Ajuri, a ação junto às comunidades ribeirinhas é de extrema importância para o atual contexto que o mundo atravessa, uma vez que democratiza o acesso a proteção.


“O projeto Ajuri, na sua essência, já tem esse objetivo de dar resposta a situação da Covid-19 nas quatro regiões. A entrega dos kits serão distribuídos para que as pessoas tenham condições de lavagem de mãos, um dos elementos fundamentais para que a gente possa estar diminuindo a contaminação na região."

Além da entrega dos kits, as educadoras/es realizaram uma demonstração do uso devido das máscaras, repassaram orientações de higiene e da lavagem correta das mãos, segundo o protocolo básico dos “5 momentos críticos para lavagem de mãos”. Contribuiu com a atividade a Comissão constituída pelas comunidades e os agentes de saúde da área, que apoiaram na ação seguindo as recomendações Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo a educadora da Cáritas, Tallyne Machado, que atuou na distribuição dos kits, as comunidades ficaram entusiasmada com a chegada do projeto na região. “As Famílias ficaram contentes com as entregas dos produtos de higiene e também com as orientações que foram repassadas e aguardam as outras atividades que serão realizadas pelo Projeto.”, enfatiza a educadora.


SOBRE AJURI

O Projeto Ajuri: Pela Vida na Amazônia, objetiva reduzir riscos de infecção por Covid-19 em comunidades mais vulneráveis de 11 municípios amazônicos (Coari,  Tefé, Maraã, Alvarães, Fonte Boa, Juruá, Uarini, Parintins, Itacoatiara, Silves e Itapiranga), 2 Dioceses (Coari e Parintins) e 2 Prelazias (Tefé e Itacoatiara), através da orientação popular para promoção de higiene, de distribuição de kits de higiene e prevenção. Além da implementação de tecnologias sociais de acesso à água que são afetadas com as secas da Região.

Serão 5 mil famílias, aproximadamente 25 mil pessoas atendidas pela promoção de kits de higiene e prevenção nas áreas onde o impacto da Covid-19 é severo e a transmissão é generalizada. O projeto beneficiará 125 famílias com a implantação de sistemas sociais de acesso à água através da captação das chuvas.


As famílias que receberão o sistema já estão sendo cadastradas pelas/os educadoras/es do Ajuri e acompanhadas através do fortalecimento das práticas sanitárias, do acesso emergencial a materiais básicos de higiene. A  tecnologia social será instalada ao lado das casas das famílias, visando apoiar o combate à propagação da Covid-19 nesses municípios do Amazonas.


Tag