Ajuda humanitária chega à zona rural da Bahia

Projetos

Por meio de parceria com a AVSI Brasil, Cáritas Brasileira realiza a entrega de 200 cestas básicas a famílias atingidas pelas enchentes.

Publicação: 29/04/2022

A organização AVSI Brasil, em parceria com o Programa Pátria Voluntária e a Fundação Banco do Brasil, realizou a doação de 200 cestas básicas para as famílias atingidas pelas enchentes na zona rural de Itabuna/BA em dezembro de 2021 e início de 2022. Isso permitiu ampliar a área de atuação do programa Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais, realizado pela Cáritas Brasileira, visto que esse projeto tem como foco a zona urbana.

“Agradeço muito pela doação, porque nas enchentes nós ficamos aqui apertados sem poder fazer uma compra. Ficamos dependendo de favor dos outros, porque ponte e estrada nós não tínhamos”, revelou Erenice Araújo Soares, agricultora familiar integrante da Associação Comunitária dos Produtores Rurais da Vila de Itamaracá.

A ação beneficiou 19 associações de agricultores e agricultoras familiares atingidas pelas enchentes na região, e contou com a parceria da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município de Itabuna, que disponibilizou equipe e o transporte para a entrega das cestas básicas.

As ações da AVSI, com os parceiros Fundação Banco do Brasil e Pátria Voluntária, preveem a distribuição de 2250 cestas básicas, no total, o que alcançará cerca de 9 mil pessoas. A iniciativa terá como destino os municípios de: Aurelino Leal, Camacã, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Itapitanga, Ubaitaba e Uruçuca.

Por sua vez, o programa Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais é fruto do consórcio entre Cáritas Bélgica, Cáritas Suíça e a Cáritas Brasileira, com o financiamento da Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária da União Europeia (DG ECHO).

Com o objetivo de atender às necessidades emergentes de aproximadamente 24.000 pessoas, a iniciativa trabalha com 03 eixos de ação humanitária, sendo eles: auxílio monetário (cartões multipropósito de R$ 3.000 cada); entrega de kits de higiene e limpeza; apoio para estruturação/fortalecimento de abrigos. Serão contempladas famílias nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Itajuípe, Itamaraju, Jucuruçu e Dário Meira, na Bahia, e Palmópolis e Rio do Prado, em Minas Gerais.

Fotos: Fernanda de Souza Oliveira/Agora na Rede