Ação Solidária Emergencial em SC atende famílias indígenas e colônias de pescadores

Geral

Com investimento da Fundação BB, a Cáritas Regional organizou a doação de cestas básicas. A iniciativa beneficia 1.500 famílias no estado

Publicação: 21/05/2020

As cestas básicas estão sendo entregas nas residências para evitar filas e aglomeração de pessoas

A Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina recebeu investimento de R$ 99.590,00 da Fundação Banco do Brasil (FBB) para realizar doações de cestas básicas e materiais de higiene para famílias em situação de vulnerabilidade social nas seis dioceses atendidas pela Rede em Santa Catarina. A ação integra a campanha Proteja e salve vidas, uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil, no combate ao coronavírus Covid-19.

As doações começaram a ser realizadas desde o início de maio e vai beneficiar cerca de 1.500 famílias na região das dioceses de Criciúma, Tubarão, Lages, Rio do Sul, Caçador e da Arquidiocese de Florianópolis. As cestas básicas doadas por esta parceria contêm: arroz, feijão, açúcar, farinha, macarrão, leite em pó, óleo, farinha de milho, sal e café e sardinha, além de produtos de higiene pessoal e limpeza como sabonete, água sanitária e sabão.

De acordo com o secretário-executivo da Cáritas em Santa Catarina, Gelson Nezi, cada entidade membro da Rede Cáritas no estado, avaliando as demandas e urgências locais, estão realizando as destinações das cestas básicas. “O valor recebido desta parceria com a Fundação Banco do Brasil foi dividido igualmente entre as entidades membros da Rede. Observando as realidades emergenciais, muito diversas em cada região do estado, cada Cáritas Diocesana está destinando essas doações para quem realmente precisa”, relatou o secretário.

Gelson Nezi relatou ainda que, “as famílias que estão recebendo as doações foram previamente cadastradas e averiguadas suas necessidades. Na Cáritas Diocesana de Rio do Sul, por exemplo, as doações começaram desde o início do mês de maio e estão concentradas na ajuda aos povos indígenas que vivem na região de José Boiateux (SC). Na Cáritas Diocesana de Tubarão, especificamente na região de Laguna (SC), foram beneficiadas famílias pertencentes às colônias de pescadores. Nas realidades de Criciúma, Caçador e Lages, as doações foram direcionadas para realidades urbanas, com um olhar especial para os catadores de recicláveis na região sul do estado e para comunidades empobrecidas na região serrana e extremo norte catarinense. Já na Grande Florianópolis, as doações realizadas pelo secretariado Regional da Cáritas, foram direcionadas para a população migrante que vivem nas cidades da região metropolitana, assim como, a Ação Social Arquidiocesana (ASA) potencializou seu trabalho social junta a população da Vila Aparecida na capital", explicou.

Entrega de cestas básicas pela Cáritas Diocesana de Rio do Sul.

Proteção - Diante da pandemia do Covid-19, para evitar aglomerações, como já existe um cadastro dos beneficiários, os colaboradores e voluntários da Cáritas em Santa Catarina estão se esforçando para realizar as entregas das cestas básicas nas residências das famílias atendidas. Respeitando as orientações sanitárias, o Plano de Contingência da Cáritas Brasileira e as normas da Fundação Banco do Brasil, sempre nas entregas são orientadas a utilização de máscara e luvas e outros instrumentos de proteção, como o distanciamento.

Parceira pelo Brasil - Em todo país, até o momento, 37 entidades membro da Cáritas Brasileira foram apoiadas e estão desenvolvendo ações emergenciais para famílias em situação de vulnerabilidade social. Ainda em Santa Catarina, a Cáritas Paroquial de Videira (SC) foi atendida pela parceria com um valor de R$ 46.165,00. Cerca de 40.000 famílias foram beneficiadas com alimentos e produtos de higiene até o momento em todo o país.

A iniciativa tem o apoio da BB Seguros e do banco BV, empresas do conglomerado Banco do Brasil, além da cooperativa de crédito COOPERFORTE, que destinaram recursos à Fundação Banco do Brasil para ações de assistência social, prevenção e combate a pandemia de Covid-19.