Nossa Feira Popular e Solidária entrega a feira livre de São Domingos, no Maranhão, revitalizada

02 de agosto de 2019

Localizado há 387 quilômetros da capital São Luís, o município maranhense de São Domingos recebe neste dia 03 de agosto a sua Feira Livre revitalizada pelo projeto Nossa Feira Popular e Solidária, promovido pela Cáritas Brasileira e a Fundação Banco do Brasil. Ao todo, 63 feirantes foram beneficiados.

A Feira Livre de São Domingos recebeu lixeiras e containers para a melhor gestão da organização de resíduos sólidos secos e orgânicos, além de duas balanças mecânicas e balanças digitais. Todos os feirantes receberam jalecos e, para os que manuseiam carne e peixe, botas e luvas. Os feirantes também foram favorecidos com barracas novas e capacitação por meio da metodologia social Oasis, uma ferramenta de mobilização que visa favorecer o desenvolvimento comunitário através do protagonismo cidadão e estimular comunidades na cooperação e empreendedorismo, ampliando sua capacidade de propor ações criativas para a resolução de problemas, e assim criar bases para o sucesso de políticas públicas participativas.

O projeto busca atender, em duas etapas, 21 municípios de quatro estados do Nordeste brasileiro: Piauí, Maranhão, Paraíba e Bahia. O investimento social feito pela Fundação BB foi de 10 milhões de reais que são utilizados na revitalização e estruturação das feiras, na formação dos feirantes com capacitações nas áreas de educação financeira, no empreendedorismo e na gestão dos resíduos sólidos.