English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

No Paraná, Cáritas realiza Seminário sobre CF 2015 e tráfico de pessoas

29 de setembro de 2015
paraná Seminário Internacional da Tríplice Fronteira2

No dia 23 de setembro, aconteceu o “II Seminário Internacional da Tríplice Fronteira: Campanha da Fraternidade 2015 e Tráfico de pessoas”, em Foz do Iguaçu (PR), realizado pela Cáritas Paraná e pela Cáritas Foz do Iguaçu, com o apoio da Itaipu. O evento é uma continuidade do seminário que ocorreu em novembro do ano passado e debateu as temáticas de fome, Direitos Humanos e tráfico de pessoas.

A primeira temática trabalhada foi a Campanha da Fraternidade 2015, resgatando a trajetória das campanhas, sua origem e seu objetivo atual. Com a temática “Igreja e sociedade” e o lema “Eu vim para servir”, o painelista, Pe. Fábio Welter – presidente da Cáritas Foz do Iguaçu – destacou a importância da atuação da Igreja em prol do bem viver.

O Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, na pessoa da coordenadora sra. Silvia Xavier, apresentou os dados do Paraná, bem como comentou a atuação do núcleo e as ações desenvolvidas, destacando a atuação prevenção, conscientização sobre o tema e atendimento às vítimas.

Como forma de apresentar as experiências existentes na região, os grupos Luna Nueva – representado pelas sras. Blanca Sosa e Rossana Ríos – e Pair Mercosul – sra. Suely Regina Firman Ruiz – , explanaram suas ações no combate ao tráfico de pessoas, com enfoque na condição de crianças e exploração sexual, aquela relatando a situação do Paraguai.

À tarde, a planária foi dividida em dois grupos para aprofundar as propostas que foram realizadas no I Seminário. Dos apontamentos, ambos pontuaram a necessidade de articular a rede que atua no combate ao tráfico de pessoas e a necessidade de um posto avançado de enfrentamento ao tráfico na região oeste do Paraná.

Como gesto concreto do seminário, as pessoas e instituições presentes firmaram o compromisso de articular um fórum sobre a questão do tráfico de pessoas na região oeste do Paraná, articulação para formação da rede e para cobrar dos órgãos governamentais ações mais concretas na região.

 

Fonte: Cáritas Regional Paraná

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

SOS HAITI FURACÃO

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br