Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

No Dia Mundial do Refugiado papa Francisco pede mais partilha e fraternidade e incentiva as ações da Campanha Mundial Compartilhe a Viagem

20 de junho de 2018

“Criem espaços de partilha para uma fraternidade renovada”: esta foi a mensagem do Papa Francisco para o almoço com migrantes no refeitório da Cáritas de Roma, no âmbito da campanha “Compartilhe a Viagem”. Cerca de 100 pessoas entre migrantes, refugiados, representantes do mundo institucional, político, social e eclesial estiveram presentes no evento. 

“Desejo encorajar vocês da Cáritas, a comunidade de fiéis com o seus pastores, e todas as pessoas de boa vontade a sempre criarem novos espaços de partilha, para que de nossos encontros possa surgir uma renovada fraternidade com os migrantes e os refugiados”: foi o que escreveu o Papa na sua mensagem enviada a todos os que participaram nesta terça-feira (19/96) do almoço no refeitório da Cáritas “São João Paulo II”, na Estação Termini de Roma. O evento foi organizado no âmbito da Se,mana de Ação Global (17 a 24 de junho), iniciativa que integra a campanha mundial “Share the Journey” – Compartilhe a viagem, promovida pela Caritas Internationalis, e lançada pelo próprio Pontífice em 27 de setembro do ano passado, durante uma Audiência geral na Praça São Pedro.

  1. Mensagem do papa Francisco pelo Dia Mundial do Refugiado


Diálogo e partilha

Um momento de festa e partilha com uma centena de migrantes de todas as religiões e nacionalidades que, sentados à mesa, e servidos por voluntários da Cáritas, comeram e brindaram com representantes do mundo político, institucional e eclesial, dialogando com eles, contando histórias, às vezes dramáticas e comoventes, que os forçaram a deixar suas terras para escapar da guerra, da fome e da perseguição, dos desastres ambientais causados pelas mudanças climáticas.

Prosseguir o caminho

Pequenos gestos, pequenas ações de comunhão e compreensão, como segurar uma faixa que invoca hospitalidade, comer um prato de massa, levantar as mãos ao lado dos migrantes, imagem simbólica da campanha “Compartilhe a Viagem“, para nos lembrar que somos uma só e única família no mundo e que precisamos uns dos outros, mas também para criar uma onda de solidariedade capaz de mover as pedras da indiferença, do preconceito, do medo e, dar finalmente, respostas concretas a quem pede ajuda. “Com esta Mensagem – escreve ainda o Papa no texto lido aos convidados por Mons. Enrico Feroci, diretor da Cáritas Roma – desejo encorajá-los a continuar o seu caminho com os migrantes e os refugiados e a compartilhar novamente uma refeição com eles”.

As esperanças do caminho

Francisco abençoa de coração este especial refeitório e acrescenta: “Como Cáritas, vocês acolheram o convite para lançar uma iniciativa de conscientização em escala mundial em apoio aos migrantes e refugiados: é a campanha “Compartilhe a Viagem”, que inauguramos juntos no dia 27 de setembro passado. Hoje, gostaria de convidar todos – migrantes, refugiados, agentes Cáritas e instituições – a compreender as características deste percurso que mais marcaram vocês: qual esperança anima o seu caminho? Procurem compartilhar esse pensamento e festejar o que temos em comum”.

Acolher, proteger, promover, integrar

Acolher, proteger, promover, integrar, os 4 verbos de ação ditados pelo Papa para enfrentar o fenômeno migratório, estiveram também no centro deste encontro de diálogo e partilha, às vésperas do Dia Mundial do Refugiado, (celebra nesta quarta-feira 20/06), que se concluiu com o forte e belo testemunho de uma família italiana da paróquia de São Fumêncio, que hospedou um jovem de origem nigeriana, acolhendo-o como um filho. Participaram do evento, que será replicado em muitas paróquias e dioceses do mundo, além dos responsáveis da Cáritas Internationalis, entre os quais o secretário geral da organização, Michel Roy, muitos representantes da Santa Sé e chefes de dicastério, embaixadas, vereadores da Município de Roma e outras organizações pró-migrantes, como a Comunidade de Sant’Egidio e Save The Children.

  1. Reportagem Vatican News


Fonte: Vatican News – Cecilia Sepia

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br