Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral lança Campanha Eleições 2008

19 de novembro de 2007

Entidades e militantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) lançaram a Campanha Eleições 2008 com o lema “Voto não tem preço, tem conseqüências” no dia 19/11. O evento aconteceu simultaneamente no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, e em todas as unidades estaduais da OAB.

Com transmissão ao vivo, via internet, os participantes do MCCE, reunidos em todo o Brasil, preparam-se para defender, durante as próximas eleições, o livre exercício do voto. Nessa ocasião, cartilhas, folderes e cartazes do MCCE serão distribuídos em todo o Brasil, perfazendo um total de 40 mil exemplares. O material inclui a cartilha “Lei 9840: vamos combater a corrupção eleitoral” e o novo folder do MCCE, que contém dados sobre as ações do Movimento e sobre políticos cassados por corrupção eleitoral em todas as Unidades da Federação.

Uma das principais novidades da campanha Eleições 2008 está na antecedência com que ela é lançada: quase um ano antes do pleito. O MCCE visa dessa maneira assegurar uma fiscalização mais intensa ao longo das eleições de 2008, inclusive durante o cadastramento eleitoral, que acontece até 7 de maio de 2008.

Participaram do lançamento representantes do Comitê Nacional do MCCE: o presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Britto, o Secretário-Geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, a presidente em exercício da Associação Nacional dos Procuradores da República, Lívia Nascimento Tinoco, e o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Jaldo de Souza Santos. O juiz eleitoral, Márlon Reis, presidente da Associação Brasileira de Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais, fará uma breve apresentação do MCCE.

Em cada capital brasileira, representantes das entidades do MCCE e dos Comitês 9840 apresentarão suas próximas ações para disseminar de maneira exaustiva o trabalho de conscientização por eleições limpas. Para o presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Britto, “a Campanha do MCCE, com a participação dos Comitês Estaduais e Locais, é um importante mecanismo para efetivar a reforma política no Brasil, com a garantia do voto transparente”, ressalta.

Conselhos Seccionais da OAB (para consulta de endereço: http://www.oab.org.br/seccionais.asp )