Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Missão Ushuaia Venezuela promove ação cultural e humanitária com migrantes e refugiados

29 de junho de 2018

O documentarista baiano Dado Galvão e o fotógrafo paraibano Arlen Cezar iniciaram em maio as ações de campo da Missão Ushuaia Venezuela.  Um dos objetivos da missão independente é promover ações de cunho cultural e humanitário através do cinema documentário de apoio aos venezuelanos que estão nos abrigos, casas de acolhida e nas ruas de Boa Vista e de Pacaraima, municípios de Roraima com maior concentração de imigrantes e refugiados que fogem da crise econômica e política na Venezuela. 

Entre os mastro das bandeiras do Brasil e Venezuela na cidade de Pacaraima/RR, no marco da fronteira entre os dois países, um varal de cartas montado pela Missão Ushuaia, o documentarista Dado Galvão, registra refugiadas venezuelanas (mãe e filha) com cartas nas mãos. Foto: Arlen Cezar/Missão Ushuaia.

Os membros da missão estiveram na Casa Brasil-Venezuela que tem o apoio da igreja Batista de Roraima. Foram entregues cartas escritas por estudantes do Colégio Público Modelo Estadual Luís Eduardo Magalhães do município de Jequié, no sudoeste do estado da Bahia. A venezuelana Carolina Arenas está há cinco meses em Boa Vista e disse que ao ler a carta com mensagens de amor e coragem, o dia ficou melhor. “Me senti mais forte diante do que estamos passando , longe de nossas famílias que estão na Venezuela há uma vazio em nós, se não fosse o governo Maduro, estaríamos em nosso país e em paz”, contou Carolina. 

Atividades da missão aconteceram também no abrigo da Fraternidade sem Fronteiras com apoio da Missão Acolhida do Exército do Brasil em Roraima.  Na Praça do Garimpeiro foi exposto um varal contendo cartas para os venezuelanos, que ao receber uma carta eram incentivados a escrever outra carta para os parlamentares do PARLASUL (Parlamento do MERCOSUL), mais de trezentas cartas foram escritas pelos venezuelanos que estão em Roraima, e serão entregues pela missão aos parlamentares. “Os venezuelanos pegam as cartas e após leitura, pedimos que escrevam o que eles tem enfrentado devido a crise migratória, pois queremos entregar todo esse material colhido para os parlamentares do PARLASUL, nós acreditamos que assim poderemos buscar mais alternativas para resolver essa grave crise do país vizinho”, ressaltou Dado Galvão.

Cartão criado pela estudante do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães de Jequié (BA), Thaianna Pinheiro. O cartão e mais de duzentas cartas solidárias escritas pelos estudantes baianos foram levadas para Roraima.

Cartas foram entregues e recolhidas também na ocupação venezuelana Abrigo Criança Feliz, prédio abandonado pelo Governo Estadual há quinze anos, onde hoje residem cento e oitenta refugiados. O nome do espaço é uma referência ao grande número de crianças no local, são mais de cinquenta meninos e meninas. 

Na fronteira Brasil-Venezuela, entre os mastros das bandeiras que delimitam os territórios brasileiro e venezuelano, foi colocado um varal de cartas, onde foi realizada a primeira atividade e entrega de carta na cidade de Pacaraima, porta de entrada no Brasil da maioria dos venezuelanos em situações de migração e refugio. 

Ações no PARLASUL

Está na pauta do próximo dia 3 de julho, na 19ª Reunião Ordinária da Comissão de Educação, Cultura, Ciências, Tecnologia e Desportes do PARLASUL (Parlamento do MERCOSUL), o projeto do parlamentar argentino Humberto Benedetto, propondo que o PARLASUL, declare Missão Ushuaia Venezuela, de interesse cultural e humanitário.

Missão Ushuaia é uma realização artística conjunta do cineasta Dado Galvão (Brasil), do fotógrafo Arlen Cezar (Brasil) e do jornalista/escritor Carlos Javier (Venezuela). 

No final de novembro de 2015, a missão enviou para Javier, via Correio Postal, uma bandeira do MERCOSUL, que se transformou em um abaixo-assinado em defesa dos direito humanos e da liberdade de expressão na Venezuela

As ações da missão estão sendo documentadas em audiovisual e fotografia para construção de um documentário. A próxima ação da missão será entregar cartas escritas pelos refugiados venezuelanos aos parlamentares do PARLASUR e realizar uma exposição fotográfica das ações que aconteceram em Roraima, na sede do parlamento no Uruguai, em data a ser definida. 

Mais informações em: www.MissaoUshuaia.org 

 

 

 

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br