Assembleia dos Bispos celebrará 60 anos da Cáritas

11 de abril de 2016

A Cáritas Brasileira comemora 60 anos no próximo dia 12 de novembro. Como parte das celebrações pela data, uma série de atividades e momentos especiais estão sendo planejados desde a realização da XX Assembleia Nacional em novembro de 2015, em Brasília/DF. Entre estas atividades, está a celebração de uma missa em Ação de Graças pela fundação da Cáritas nesta terça-feira, dia 12, na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, durante a 54ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. Delegações dos cinco inter-regionais da Cáritas Brasileira participarão da celebração eucarística, recebendo simbolicamente a imagem de Nossa Senhora Aparecida para ser levada às caravanas que serão organizadas ao longo do ano, daqui até o V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira, no mês de novembro.

A Assembleia dos Bispos do Brasil está sendo realizada no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, na cidade de Aparecida/SP, mesmo local que abrigará o Congresso da Cáritas Brasileira. A missa desta terça-feira, dia 12, terá transmissão ao vivo pela TV Aparecida, a partir das 7h30min. A imagem de Nossa Senhora Aparecida, que será entregue à representação da Cáritas, se constituirá em guia dos caminhos pedagógico e místico do congresso da entidade, iluminando sua missão: “Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida e participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social”.

Ainda nesta terça-feira, a partir das 16h10min, haverá na Assembleia dos Bispos do Brasil um momento dedicado aos 60 anos da Cáritas Brasileira, com exibição de um vídeo com imagens de ações e de personagens presentes ao longo de sua história. Outro vídeo exibido para os bispos presentes apresentará o projeto 10 Milhões de Estrelas, ação que em 2016 também integrará as atividades comemorativas pelos 60 anos da Cáritas Brasileira. O projeto pretende se consolidar este ano como um gesto concreto pela Paz e pela Misericórdia no mundo, se associando ao Ano Santo da Misericórdia proposto pelo Papa Francisco.

A apresentação dos 60 anos da Cáritas contará com falas do presidente da entidade e arcebispo coadjutor de Aracaju/SE, Dom João Costa; do bispo emérito de Jales/SP e ex-presidente da Cáritas, Dom Demétrio Valentini; e de Luiz Cláudio Mandela, diretor-executivo nacional da Cáritas. Dom João e Mandela participaram de uma reunião da Diretoria Nacional da Cáritas Brasileira na tarde desta segunda-feira, dia 11 (foto acima), na qual foram acertados os últimos detalhes da apresentação. Também estiveram presentes na reunião a irmã Lourdes Dill, vice-presidente da Cáritas; Marilene Alves de Souza, Leninha, diretora-secretária, e Udelton do Espírito Santo, diretor-tesoureiro, além de Alessandra Miranda, integrante da coordenação colegiada do Secretariado Nacional.

Por Luciano Gallas / Assessoria Nacional de Comunicação