Missa em ação de graças pela Cáritas é celebrada na Basílica de Aparecida

15 de abril de 2016
DSC_0955

Na manhã do dia 12 de abril, uma missa em ação de graças pela fundação da Cáritas Brasileira foi celebrada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida. A comitiva da Cáritas Brasileira entrou em conjunto no templo empunhando um estandarte com a marca e o nome da entidade, sendo guiada até um local junto ao altar, onde assistiu à celebração. A cerimônia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza/CE, Dom José Antônio Marques, e concelebrada pelos bispos de Quixadá/CE, Dom Ângelo Pignoli, e de Itapipoca/CE, dom Antônio Roberto Cavutp. Ao final, a comitiva da Cáritas recebeu simbolicamente uma imagem de Nossa Senhora Aparecida e deixou a basílica em procissão. Devotos de Nossa Senhora que assistiam à missa buscaram se aproximar e se esforçavam para olhar a imagem da santa.

“Não é na busca da prosperidade terrena a qualquer custo que o Reino de Deus acontece e se exprime, mas num modo novo de viver o dom de si, no pagar com o preço da própria vida: vitória sobre a indiferença e o egoísmo, vitória da vida para todos, do bem comum, da mais real solidariedade com a humanidade”, afirmou Dom José Antonio em sua homilia. “Assim Jesus mostra o caminho da verdadeira realização humana, que passa pela transformação do coração, das intenções, com todas as suas consequências nas ações concretas da vida. Nasce assim uma nova sociedade do Amor, da comunhão de todos no dom, da busca do bem para todos: todos que comem do mesmo pão e bebem do mesmo vinho – Corpo e Sangue do Senhor, Seu Amor ao Extremo – entram na realização plena da Humanidade em Deus”, continuou ele.

Dom José Antonio lembrou uma frase atribuída a Jesus, “Se o grão de trigo caído por terra não morrer, ficará só; mas, se morrer, produzirá muitos frutos”, para destacar a herança deixada à humanidade por mártires de todas as épocas: “Assim foi sempre na vida da Igreja: ‘O sangue dos mártires é semente de novos cristãos’. Hoje também, irmãos e irmãs nossos, no seguimento de Jesus dão a vida por Amor e suportam o Sacrifício de tantas formas, também até a morte. Este sangue derramado é fecundo, dele se constrói o Reino do Amor, do Amor que é mais forte do que a morte. A busca da plena vida para todos passa por esse dom de vida. E as relações humanas nascem de outra fonte que não o egoísmo. Nascem do dom por todos”.

Para o prelado, a ação da Cáritas se enquadra nesta perspectiva de doação ao próximo representada pela solidariedade libertadora. “Celebramos com gratidão os 60 anos da criação da Cáritas Brasileira, com as muitas obras de misericórdia que o próprio Senhor a leva a realizar para a vida plena de todos, especialmente dos mais necessitados”, pronunciou Dom José Antonio. A homilia completa pode ser lida aqui

Além de Dom João Costa, que participou da missa na condição de participante da Assembleia Geral dos Bispos, estiveram presentes na cerimônia e integraram a comitiva da Cáritas: a irmã Lourdes Dill, representando o inter-regional Sul; Marilene Alves de Souza, Leninha; Udelton da Paixão, representando o inter-regional Centro-Oeste; Luiz Cláudio Mandela; Alessandra Miranda; Serginho Silva, secretário executivo da Cáritas Regional de São Paulo, representando o inter-regional Sudeste; Flávio Augusto Azzi, também do regional São Paulo; Edilaine Guariniri de Oliveira, da Articulação Noroeste, representando o inter-regional Norte; e Otília Balio Fava, da Cáritas Regional Nordeste 3, representando o inter-regional Nordeste. Após a cerimônia, cada inter-regional levou consigo uma imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Estas imagens participarão das caravanas que serão organizadas em preparação ao V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira.

Por Luciano Gallas / Assessoria Nacional de Comunicação
Fotos: Luciano Gallas