Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Missa e encontro da Rede Cáritas marcam início do Seminário Internacional

12 de junho de 2018

“Não seremos cristãos se não abrirmos os braços para acolher as pessoas que precisam desse abraço, que batem à porta dos países procurando acolhida. A Cáritas não é uma atividade extracurricular é a parte essencial da identidade e coração da Igreja”. Com essas palavras, durante o primeiro momento de encontro com os agentes Cáritas, durante o Seminário Internacional de Migrações e Refúgio, o presidente da Cáritas Internacional, cardeal Luis Antonio Tagle pontuou qual o lugar e a missão da Cáritas na ação com pessoas que precisam deixar o país de origem.

A Celebração Eucarística reuniu secretários e secretarias executivas da Cáritas Brasileira, além de migrantes e refugiados na Capela do Centro Cultural de Brasília

O Seminário Internacional de Migrações e Refúgio que acontece de 12 a 14 de junho, no Centro Cultural de Brasília (CCB), teve a manhã desta terça-feira marcada pela acolhida aos participantes durante a celebração eucarística presidida pelo arcebispo de Aracaju e presidente da Cáritas Brasileira, dom João José da Costa e concelebrada pelo arcebispo de Manila e presidente da Cáritas Internacional, Cardeal Antonio Tagle, e por padres de diversas nacionalidades presentes no evento.

Em sua homília dom João refletiu sobre os diversos povos que chegam ao Brasil em busca de acolhida e refúgio, sobretudo, destacou o ano do laicato que desperta a reflexão sobre o papel do leigo/a na Igreja e sociedade. “O cristão leigo é tão importante quanto o cardeal, o bispo, o padre, cada um com uma função, mas todos muito importantes, vós sois sal e luz a do mundo”, disse o bispo que, logo em seguida, ressaltou que acolher bem também é uma forma de evangelização, ir ao encontro dos migrantes e refugiados é uma forma de expressar o amor de Cristo.

Ainda na manhã desta terça-feira (12) representantes da Rede Cáritas tiveram um encontro onde puderam ouvir o Cardeal Antonio Tagle, um momento onde todos os participantes puderam apresentar-se, e no qual, o presidente da Cáritas Internacional partilhou a história de como foi escolhido para presidir a entidade, além da importância do seminário, as representações de diversas nacionalidades que enfrentam os fluxos migratórios decorrentes das mazelas sociais, crises e desastres naturais.

Texto: Ana Paula Andrade e Krisla Domingos   

Fotos: Morgana Damásio

Rede de Comunicadores/as da Cáritas Brasileira

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br