Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Manitos Brillantes: Promoção de higiene é realizada na ocupação indígena K’Ubonoco

02 de outubro de 2019

No ultimo mês a ocupação de migrantes indígenas recebeu promoção de higiene para crianças, o que evita doenças e incentiva o cuidado com a saúde cotidiana.

Em setembro a equipe de promoção de higiene do projeto Orinoco promoveu sua primeira atividade em conjunto com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), na ocupação indígena K’Ubonoco, no bairro Jóquei Clube, em Boa Vista-RR. O propósito da ação foi relembrar os cinco momentos críticos da lavagem de mãos e o uso correto de lavar as mãos, o que evita doenças e incentiva o cuidado com a saúde cotidiana.

foto: Adriana Duarte (La Mochila Migrante)

A abertura da ação conjunta em promoção de higiene iniciou por meio da equipe da ADRA, que sensibilizou os moradores da ocupação sobre a responsabilidade fundamental no cuidado de si, do espaço e das crianças.  Essa sensibilização reforça não só o cuidado com a higienização, mas o cuidado da saúde de modo integral, com foco em  simples atitudes diárias que podem evitar doenças.

A equipe de promoção de higiene do projeto Orinoco promoveu deste encontro a atividade chamada Manitos Brilhantes. O objetivo da atividade foi despertar a importância das mãos limpas para a manutenção da saúde individual tendo as crianças como público-alvo. A atividade lúdica envolveu o uso de glitter(brilhos) para representar as bactérias. Assim, as crianças puderam visualizar como as minúsculas bactérias se espalham através do contato, após a distribuição do glitter, as crianças cumprimentaram umas as outras, o que faz com que o glitter se espalhasse entre as mãozinhas das crianças e elas perceberam como as bactérias se proliferam.

Segundo a educadora e promotora de higiene Laura Mendes, com esta experiência é possível uma encenação do funcionamento dos gérmens e bactérias existentes nas mãos. “Nas nossas mãos circulam bactérias invisíveis e algumas delas são responsáveis por infecções e doenças como diarreia e conjuntivite. A atividade realizada com as crianças relembra a  importância de lavar as mãos, e também foram passadas informações sobre os momentos essências: antes de comer, de preparar alimentos, depois de ir ao banheiro, de brincar, tocar no lixo etc.” explica.

Após a atividade das promotoras ensinaram todo o gestual dos passos corretos da lavagem das mãos e finalizam com rodadas de brincadeira de el gato e el ratón. Após a brincadeira, as crianças foram para uma lavagem de mãos coletiva usando as pias portáteis de ADRA e reforçando os conhecimentos adquiridos. A ludicidade demostra que é possível apresentar os temas de saúde de maneira leve e descontraída, em atividades que mesclam entretenimento e aprendizagem por meio de um processo coletivo e integrador.

Fotos: Adriana Duarte (La Mochila Migrante)

Texto: Tainá Aragão (Cáritas Brasileira)

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br