Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Lançada Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária

17 de dezembro de 2015

Dentro das comemorações do Dia Nacional da Economia Solidária, celebrado nesta terça-feira, 15/12, foi realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Economia Solidária e da Economia Criativa (Fesec). A frente vai acompanhar o desenvolvimento das políticas públicas e se manifestará quanto aos aspectos mais importantes de sua aplicabilidade e execução, além de colaborar para a criação e adequação do marco legal para o setor e de atuar para a institucionalização de políticas públicas nos estados e municípios, visando o desenvolvimento local e regional. O evento contou com a participação do professor e economista Paul Singer, secretário nacional de Economia Solidária e referência mundial no tema, e foi realizado na manhã desta quarta-feira, 16/12.

Um total de 205 parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal endossaram a iniciativa. Paul Singer considera importante a formalização e legalização de dezenas de milhares de empreendimentos de economia solidária espalhados por todo o Brasil. Por isso, ele pediu prioridade para as discussões em torno do tema. O presidente da Frente, deputado Angelim (PT-AC), acredita que a economia solidária seja uma das principais alternativas para o desenvolvimento do país, porque tanto valoriza as riquezas culturais quanto garante geração de renda para as comunidades envolvidas.

Para Fernando Zamban, assessor nacional de Economia Solidária da Cáritas Brasileira e representante do Fórum Brasileiro de Economia Solidária na cerimônia de lançamento da Fesec (na foto abaixo, junto com Niro Barrios, do setorial de Economia Solidária do PT, e o deputado federal Enio Verri, do PT-PR), a Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária e da Economia Criativa representa um “momento de avanço na construção da política Pública de economia solidária frente à necessidade de articulação dos diversos sujeitos envolvidos, como os movimentos sociais, governos e o Legislativo. Além disso, a Frente constituirá um instrumento importante de diálogo e mediação para a aprovação do Projeto de Lei (PL) 4685, que cria o Marco Regulatório da Economia Solidária, tão esperado pelo movimento da Economia Solidária como um todo”.

Zamban aponta que uma das tarefas importantes desta nova frente parlamentar será a de “dialogar com as demais frentes estaduais já criadas, na perspectiva de construção coletiva de estratégias de garantia e acesso dos empreendimentos de economia solidária às políticas públicas. No ano passado, aprovamos o Plano Nacional de Economia Solidária e desencadeamos um processo de construção de planos estaduais e territoriais. Agora, a Fesec assumirá um papel animador de construção deste processo”, afirma ele.

O representante do Fórum Brasileiro de Economia Solidária considera a composição da Frente como um fator de ousadia, pois a mesma estabelece a criação de cinco vice-presidências regionalizadas com o papel de dialogar com os atores locais. Além disso, a secretaria executiva da Frente Parlamentar contará com uma representação do Legislativo (deputado federal Bonh Gass, do PT/RS), duas representações de entidades governamentais e duas da sociedade civil, uma das quais deve ser preenchida pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária.

“Para a Cáritas, que contribui ativamente para a articulação política do Fórum com o governo e o Legislativo, o lançamento da Frente Parlamentar marca mais um momento de conquista política da economia solidária e de reafirmação da sua identidade. A economia solidária e a economia criativa são dois segmentos diferentes que têm sua contribuição para a economia popular. É preciso garantir a identidade histórica construída pelo Movimento de Economia Solidária. Nesta perspectiva, estamos abertos para o diálogo e a construção coletiva com o pessoal da economia criativa.

Fonte: Assessoria Nacional de Comunicação
Fotos: Gustavo Bezerra (acima) e Ramênia Vieira (abaixo)

foto Fesec

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br