Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Irmã Lourdes Dill recebe título de Honra ao Mérito

10 de maio de 2016

A vice-presidente da Cáritas Brasileira e coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill, recebeu na noite de quinta-feira, dia 5 de maio, o título de Honra ao Mérito na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria/RS, que também homenageou Daniel Tonetto, com o título de Cidadão Santa-Mariense; Luiz Gonzaga Binato de Almeida, Cidadão Benemérito; e Sérgio Miguel Achutti Blattes, Vereador Emérito.

A vereadora Marta Zanella, responsável por entregar a homenagem à irmã Lourdes (foto acima), destacou que a trajetória de vida da religiosa dispensa qualquer justificativa para a entrega do título. “Seu trabalho é incansável, sua dedicação é total e seu conhecimento incontestável. Isso a faz mais do que merecedora, motivo de referência e Honra ao Mérito. A nós cabe à admiração, o respeito e o orgulho em poder contar com a senhora em nossa cidade”, afirmou Marta.

Irmã Lourdes possui atuação de destaque junto aos movimentos sociais, agricultura familiar e grupos de Economia Solidária. “Dos meus 65 anos de vida, há 31 anos estou em Santa Maria, sendo 29 anos ininterruptos dedicados de corpo e alma ao Projeto Esperança/Cooesperança, um setor vinculado ao Banco da Esperança, da Arquidiocese de Santa Maria”, destacou a homenageada.

Entre as principais ações promovidas pela irmã Lourdes Dill, estão o Feirão Colonial, realizado há 24 anos nas manhãs de sábado no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter; os pontos fixos de comercialização em rede e a Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), que este ano chega à sua 23ª edição.

Atualmente, o Projeto Esperança/Cooesperança está presente em 34 municípios da região Central do Rio Grande do Sul, entre grupos urbanos e rurais, de artesãos, de agroindústrias, grupos de alimentação, grupos de confecção, catadores, quilombolas, povos indígenas, de consumidores, entre outros. Fazem parte do projeto pessoas de todas as idades, culturas, raças e religiões, alcançando cerca de 5 mil famílias e mais de 23 mil pessoas.

“Temos uma multidão de amigos, colegiados, apoiadores e pessoas que acreditam e sintonizam com este trabalho. Temos também alguns inimigos, mas esses são poucos e são aqueles que não gostam do cheiro dos pobres, que acham que o pobre é preguiçoso e que não merece atender-se. Respeitamos essa minoria, mas valorizamos a grande multidão que acredita nas mudanças e na transformação pela solidariedade com políticas públicas”, declarou irmã Lourdes.

Por Maiquel Rosauro / Assessor de Imprensa da 23ª Feicoop e 12ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária

Público

 

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br