Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Irmã Lourdes Dill homenageada na Câmara de Santa Maria/RS

04 de maio de 2016

A vice-presidente da Cáritas Brasileira e coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill, será homenageada na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria/RS nesta quinta-feira, dia 5 de maio, às 19 horas. Durante a sessão solene de entrega de títulos de benemerência, a religiosa receberá o título de Honra ao Mérito.

“Desejo compartilhar esta homenagem com todas as pessoas que fazem parte de minha vida familiar, história de vida na Congregação das Filhas do Amor Divino e na Missão. Compartilho este título de forma justa e merecida com milhares de pessoas que, ao longo das três últimas décadas, contribuíram com o Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, e nas diferentes atividades sociais da Cáritas Brasileira, da Cáritas Rio Grande do Sul, da Congregação das Filhas do Amor Divino e da própria Arquidiocese de Santa Maria”, agradeceu irmã Lourdes – veja o depoimento completo aqui.

Na mesma sessão, também serão homenageados: Daniel Tonetto, com o título de Cidadão Santa-Mariense; Luiz Gonzaga Binato de Almeida, Cidadão Benemérito; e Sérgio Miguel Achutti Blattes, Vereador Emérito.

Agricultura Familiar

Irmã Lourdes Maria Staudt Dill é natural de São Paulo das Missões/RS. Nasceu no dia 29 de setembro de 1951. É filha de Emelda Staudt Dill e de Silvinus Dill (in memorian). É a segunda filha mais velha entre 11 filhos. Os pais são agricultores familiares, de valores cristãos e éticos, e possuem intensa participação na comunidade.

Ingressou na Congregação das Filhas do Amor Divino no Juvenato, em 24 de fevereiro de 1969, e fez sua primeira profissão religiosa no dia 30 de janeiro de 1977. Trabalhou em diversos lugares na Missão da congregação, tais como: Cerro Largo, Santo Cristo, Porto Alegre, Campo Mourão, Paraná e, há 31 anos, em Santa Maria, dos quais 29 anos na atuação direta e ininterrupta no Projeto Esperança/Cooesperança – vinculado ao Banco da Esperança, da Arquidiocese de Santa Maria.

Atualmente, faz parte da Comunidade Mãe da Esperança das Filhas do Amor Divino, da Província Nossa Senhora da Anunciação. Coordena o Projeto Esperança/Cooesperança da Arquidiocese de Santa Maria e o Setor Social da Província Nossa Senhora da Anunciação. Também participa das atividades pastorais da arquidiocese.

Cursou a Faculdade de Economia Doméstica – Extensão Urbana e Rural, em Passo Fundo/RS, e fez o curso de especialização em Movimentos Sociais, Organização Popular e Democracia Participativa Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte/MG.

Economia Solidária

Fez inúmeros cursos de formação em Teologia de Libertação, Cooperativismo, Economia Solidária, Agricultura Familiar, Ecologia, Políticas Públicas, cursos de Espiritualidade, Gestão Participativa, Segurança Alimentar, Desenvolvimento Sustentável, Programa Nacional de Feiras de Economia Solidária, cursos do Plano de Qualificação Profissional de Economia Solidária (Planseq), Parapsicologia, Movimentos Sociais, entre outros.

Participou de congressos, conferências, seminários, assembleias e atividades de formação em várias temáticas relacionadas ao trabalho que exerce, na Educação Popular e nos Movimentos Sociais. Participa das atividades pastorais e sociais do Banco da Esperança, do Projeto Esperança/Cooesperança, da Pastoral da Terra, Cáritas RS e Cáritas Brasileira, além de atuar em Políticas Públicas e no Território da Cidadania.

Contribuiu na organização de centenas de grupos de Economia Solidária e Agricultura Familiar da região, do Grupo Agroecológico Terra Sul (Grupo GATS), do Levante Popular da Juventude, da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM) – a “Santa Maria que Queremos”, entre muitas outras atividades nos níveis local, regional e na articulação nacional.

Por Maiquel Rosauro / Assessoria de imprensa da 23ª Feicoop e 12ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária

Leia mais:

Irmã Lourdes Dill 1

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br