II Jornada Antinuclear do Ceará vai discutir projeto de mineração de urânio

12 de novembro de 2015

A cidade de Santa Quitéria, no Ceará, é palco de um ambicioso projeto de mineração de urânio para abastecer as usinas nucleares brasileiras que já existem ou são planejadas. Essa perspectiva, que assusta as comunidades locais, será discutida no município nos próximos dias 15 e 16, durante a II Jornada Antinuclear do Ceará, com momentos de integração da luta Antinuclear brasileira, esclarecimentos e protesto sobre a situação em Santa Quitéria.

O evento, promovido pela Articulação Antinuclear do Ceará, vai reunir representantes de comunidades afetadas pelo Programa Nuclear Brasileiro para trocar experiências com a população de Santa Quitéria. De Caetité (BA), participam os atingidos pela mineração de urânio realizada pela Industria Nuclear Brasileira, a INB, que tem contaminado solo, água e levado a um aumento dos casos de câncer na região. De Angra dos Reis (RJ), participam os afetados pelas Usinas Nucleares brasileiras, de responsabilidade da Eletrobras.

A programação acontecerá na cidade de Santa Quitéria, a 222 km de Fortaleza, e é aberta a todos os interessados. No dia 16, acontecerá uma audiência pública no salão paroquial da igreja matriz de Santa Quitéria. Erivan Silva, da Articulação Antinuclear do Ceará e da Cáritas, ressalta a relevância da atividade: “É importante a audiência porque as comunidades terão vez e voz. Apesar dela ser realizada pela assembleia legislativa, a comissão que está organizando o evento decidiu a composição da mesa e as falas. Então, nós podemos garantir que, desta vez, diferente das audiências organizadas pelo Ibama, teremos mais tempo e oportunidade para as comunidades mostrarem sua voz”, afirma.

15/11 – Domingo
09h – Seminário Antinuclear: Angra dos Reis, Caetité e Santa Quitéria – Impactos Socioambientais e Experiências de Resistência
Local: Comunidade de Riacho das Pedras, Santa Quitéria

14:30h – Reunião da Articulação Antinuclear Brasileira
Local: Comunidade de Riacho das Pedras, Santa Quitéria

20h – Atividade Cultural: Xô Nuclear
Local: Praça da Igreja Matriz de Santa Quitéria

16/11 – Segunda-feira
7h – Manifestação contra o Projeto Santa Quitéria de Mineração de Urânio e Fosfato.
Local: Centro da cidade de Santa Quitéria

9h – Audiência Pública sobre o Projeto Santa Quitéria
Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz
18h – Roda de Conversa: impactos socioambientais do ciclo nuclear no Brasil – A experiência de Angra dos Reis e Caetité.
Local: Distrito de Saco do Belém.

Fonte: Articulação Antinuclear BR