Greve Geral: Rede Cáritas Brasileira reafirma ação contra retirada dos direitos trabalhistas e a diminuição de políticas de proteção social

12 de junho de 2019

Em carta convocatória assinada pela diretoria nacional e pela coordenação colegiada, a Cáritas Brasileira manifesta sua adesão à greve geral, no dia 14 de junho de 2019.

“A sociedade brasileira está conclamada a participar das próximas grandes mobilizações populares. Realizar atos em defesa de direitos e protestar para discordar de medidas de um governo é uma atitude legítima e fortalece a cultura de participação popular defendida pela Cáritas Brasileira. Os cidadãos devem e precisam participar ativamente das decisões mais importantes do nosso país, com respeito à diversidade de opiniões, mas sempre almejando uma sociedade mais justa, igualitária e plural”. Diz um trecho da carta.

A carta convocatória para a adesão da Rede Cáritas Brasileira à greve geral, cita também um trecho do documento Carta Terra, Território, Diversidade e Lutas, assinado por movimentos populares e sindicais do campo, águas e florestas, trabalhadores e trabalhadoras rurais, pesquisadores, pesquisadoras, organizações não governamentais, ambientalistas, representantes de governos progressistas, lideranças partidárias e parlamentares, ao final do seminário de mesmo nome ocorrido no interior de São Paulo, entre os dias 6 e 8 de junho, na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF).

Leia a carta convocatória para a Rede Cáritas na íntegra:

Brasília, 10 de junho de 2019.

Prezados/as Bispos referenciais, diretores/as, secretários/as, articuladores/as, agentes e voluntários/as da Cáritas Brasileira

Assunto: adesão e mobilização para a Greve Geral, dia 14 de junho.

Temos vivenciado as consequências desastrosas socioeconômicas, políticas e culturais da agenda neoliberal reinaugurados nos governo Temer (MDB) e Bolsonaro (PSL). Com especial destaque ao aumento do desemprego, reduções de salários, retirada de direitos trabalhistas gerando ainda mais precarização do trabalho, diminuição das políticas de proteção social e de renda mínima como o bolsa família; ataque a previdência social; desmonte das instituições da sociedade civil e da legislação de direitos humanos e ambiental através do “fim das ações de reforma agrária, de demarcação de territórios indígenas, de titulação de territórios quilombolas, de reconhecimento de terras tradicionalmente ocupadas, na reconcentração de terras, legalização da grilagem, redução de áreas protegidas, recategorização de áreas de conservação fragilizando a proteção ambiental, retirada de direitos das pescadoras e pescadores artesanais, além da destruição de políticas públicas destinadas aos povos do campo, águas e florestas”.

A sociedade brasileira está conclamada a participar das próximas grandes mobilizações populares em defesa dos direitos, especialmente, a Greve Geral da próxima sexta-feira (14). Realizar atos em defesa de direitos e protestar para discordar de medidas de um governo é uma atitude legítima e fortalece a cultura de participação popular defendida pela Cáritas Brasileira. Os cidadãos devem e precisam participar ativamente das decisões mais importantes do nosso país, com respeito à diversidade de opiniões, mas sempre almejando uma sociedade mais justa, igualitária e plural. E nós, enquanto Cáritas, assumindo as lutas pela justiça, pelos direitos, pela economia solidária na responsabilidade coletiva do projeto popular de Brasil, estamos concretizando a missão institucional de participar da construção solidária da sociedade do Bem Viver. Portanto, toda a Rede no Brasil está convocada a aderir à GREVE GERAL e animar todas as instâncias da Cáritas para participação nas manifestações desde os seus lugares, pois assim estaremos cumprindo a missão da resistência, profecia e esperança neste cenário preocupante.

Vamos em frente, com fé e esperança!

Diretoria Nacional

Coordenação Nacional Colegiada.