Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Feira da Primavera retoma a relevância da EcoSol

09 de setembro de 2016

Neste sábado, dia 10 de setembro, ocorre a 41ª edição da Feira da Primavera em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O evento será realizado no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, das 7 às 18 horas, e é considerado um dos mais antigos da Arquidiocese de Santa Maria. O público irá encontrar no local produtos coloniais, artesanato, plantas ornamentais, hortifrutigranjeiros, diversas opções em alimentação (o buffet livre custará apenas R$ 10,00) e atrações culturais. Feirantes do Brique da Vila Belga também estarão presentes. A renda com a comercialização dos artigos da feira será revertida para os projetos sociais do Banco da Esperança e da Ação Social Arquidiocesana de Santa Maria. A entrada é gratuita.

A feira é realizada anualmente desde setembro de 1975, quando contou com a participação de 11 paróquias de Santa Maria. Cada barraca tinha o nome de uma flor, celebrando a época da Primavera. Aqueles eram anos difíceis, marcados pela violência da ditadura militar. Celebrar a delicadeza da Primavera ajudava a renovar a esperança e a resistência. Entre os idealizadores da Feira da Primavera, estavam dom José Ivo Lorscheiter (in memorian); a irmã Franciscana Iris Grings; o irmão Marista Cláudio Rohr (in memorian); Maria Sander, primeira coordenadora da feira; Aida Simon (in memorian); padre Paulo Aripe (in memorian); Carmem Moraes de Moraes (in memorian); Suely Trindade (in memorian); Ely Villanova (in memorian) e Lisa Sangoi. O primeiro cartaz da feira foi criado pelo artista Juan Amoretti e destacava-se por apresentar uma boneca com flores.

A 2ª Feira da Primavera teve a participação das paróquias e municípios das dioceses de Santa Maria e Cachoeira do Sul – esta, desmembrada da Diocese de Santa Maria em 1989. Naquela época, a feira acontecia durante três dias. O Projeto Esperança/Cooesperança passou a ajudar na organização do evento em 1987, por meio dos grupos da Economia Solidária e da Agricultura Familiar. A partir do ano 2000, a feira passou a ser realizada durante dois dias. E, desde 2008, acontece nas dependências do Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, localizado na Rua Heitor Campos, nos fundos do Santuário da Medianeira. Atualmente, a feira é promovida pelo Banco da Esperança e pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria. Na edição deste ano, algumas paróquias comercializarão seus produtos diretamente no espaço da feira. Outras realizarão nas suas comunidades algum evento promocional na mesma data da feira, oportunizando a descentralização das atividades.

A Feira da Primavera trabalha integrada e articulada com a Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e a Feira Latino-Americana de Economia Solidária. A articulação em rede permite que os empreendimentos solidários sejam beneficiados em nível local e regional, gerando também recursos para os projetos sociais da Arquidiocese de Santa Maria – como dito acima. A Feira da Primavera promove a solidariedade em toda a comunidade arquidiocesana, em favor das pessoas menos favorecidas, reunindo paróquias e municípios em torno de um esforço comum. Desde esta quinta-feira, dia 8, até o domingo, 11, também está ocorrendo no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter o IV Intercâmbio entre Pontos Fixos de Comercialização Solidária, reunindo integrantes da Rede de Comercialização Solidária (Rede ComSol) de 12 estados. Entre os objetivos do encontro de intercâmbio, estão o debate das estratégias de comercialização e a troca de experiências na organização de feiras de agricultura familiar e economia solidária.

Serviço

O que: 41ª Feira da Primavera
Onde: Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter (Rua Heitor Campos, bairro Medianeira – Santa Maria/RS)
Quando: Sábado, dia 10/09, das 7 às 18 horas
Quanto: Entrada gratuita

Fonte: Assessoria Nacional de Comunicação da Cáritas Brasileira, com informações da coordenação do Projeto Esperança/CooEsperança

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br