English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Eventos de Economia Solidária têm programação variada em Santa Maria (RS)

09 de julho de 2010

Um extenso calendário de atividades já está preparado para os participantes dos sete eventos simultâneos da Economia Solidária e do Cooperativismo que acontece na cidade de Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, entre os dias 9 e 11 de julho. Os principais destaques são a 17ª Feira Estadual do Cooperativismo Alternativo, a 9ª Feira Nacional de Economia Solidária e a 6ª Feira de Economia Solidária dos países do Mercosul, que já é considerada a maior experiência temática da América Latina.

A abertura oficial das Feiras de Santa Maria acontecerá na tarde de sexta-feira, 9 de julho. Os eventos reúnem empreendimentos econômicos solidários gaúchos, brasileiros e latino-americanos, oferecendo diversidade de produtos, para os cerca de 150 mil participantes, de diversos países, estimados à comparecerem na cidade. Juntos, todos, pela construção de “um outro mundo possível” e de “uma outra economia que acontece”.

Totalizando sete eventos, com a 10ª Mostra da Biodiversidade e Feira da Agricultura Familiar, o 6º Seminário Latinoamericano de Economia Solidária, a 6ª Caminhada Ecumênica e Internacional pela paz e justiça social e o 6° Levante da juventude urbana e rural do RS, Santa Maria se torna em um amplo espaço de articulação, debate, troca de ideias e experiências entre empreendimentos da Economia Solidária, Agricultura Familiar e demais atores que englobam a metodologia autogestionária, do Fórum Social Mundial.

Na programação estão previstas a exposição da Cultura Afro-Brasileira, a pesquisa do Programa de Avaliação das Feiras de Economia Solidária e a 6ª edição do Levante da Juventude, com a participação de, aproximadamente, 400 jovens das zonas rurais e urbanas do Rio Grande do Sul. Durante todos os dias das feiras haverá exposição da 10ª Mostra Permanente da Biodiversidade e Feira de Agricultura Familiar.

Às 14h da sexta-feira (9) terá início a 6ª Caminhada Internacional e Ecumênica pela Paz e Justiça Social, que sairá da Basílica Nossa Senhora da Medianeira, até o local da Feira.

No sábado, dia 10, os interessados poderão participar, no período da manhã, da Oficina Sabão Ecológico, no Colégio Irmão José Otão. Também na parte da manhã será realizado o Seminário Interestadual do Programa Nacional de Comercialização Solidária, com coordenação do Instituto Marista de Solidariedade (IMS), Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e outros.

Ainda no sábado acontece o Seminário Internacional Soberania Alimentar e Agrobiodiversidade – O papel das Sementes Crioulas na Construção da Segurança Alimentar. Neste importante debate serão abordadas questões como “Agrotóxicos e Alimentos – as mesmas estratégias de contaminação” e “Agrobiodiversidade – a ameaça dos transgênicos”. Dentro deste contexto, haverá um debate sobre o Plebiscito Popular do Limite de Propriedade da Terra de 1 a 7 de setembro de 2010, com coordenação da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e outras entidades da sociedade civil.

No último dia da feira, domingo (11), além da continuidade da comercialização e integração com os empreendimentos solidários, haverá mais oficinas, seminários, muitas apresentações culturais e o encerramento oficial, com leitura da Carta de Santa Maria e lançamento da Feira de Julho de 2011, às 18h.
Nestes eventos são fortalecidos e vivenciados os conceitos de comércio justo e solidário, consumo ético e responsável, segurança alimentar e nutricional, a fim de se chegar à construção de um novo modelo de desenvolvimento solidário e sustentável. Na feira não há consumo de cigarros e a água, um bem universal, não será comercializada.

Os eventos de Santa Maria acontecem no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, no bairro Medianeira. Para mais informações: Projeto Esperança/Cooesperança – Telefones: (55) 3219 4599 ou 55 3222 8275. Ou pelos sites: www.esperancacooesperanca.org.br / www.diocesesantamaria.org.br.

*Repórter da Adital
Tatiana Félix *

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

SOS HAITI FURACÃO

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br