” Eu vim para servir” – Campanha da Fraternidade 2015

19 de fevereiro de 2015

cf 2015

A quarta-feira de cinzas, 18 de fevereiro, foi marcada pelo lançamento da Campanha da Fraternidade 2015. O evento aconteceu na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Brasília.  O secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, lembrou que o momento escolhido para o lançamento – o início da quaresma – é considerado de extrema relevância para a igreja.

Com o tema “ Fraternidade:Igreja e sociedade” e o lema “ Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), a campanha pretende, este ano, aprofundar o diálogo entre a igreja  e a sociedade. Segundo Dom Leonardo, “ Queremos ajudar a construir uma sociedade mais humana e mais divina”.

Para a pastora Romi Márcia Bencke, secretária executiva do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, o tema da campanha deste é um desafio para uma ética global de responsabilidades e nos ajuda a refletir sobre o nosso papel enquanto igrejas e enquanto religiões.

Na ocasião, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, destacou o compromisso do governo com a emancipação dos pobres. “Queremos que as pessoas se tornem protagonistas, sujeitos de sua vida e de sua história”, disse.

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcos Vinícius Furtado, defendeu medidas urgentes para a proteção e o acolhimento aos mais pobres e uma reforma política no país. “A luta por dignidade, justiça e igualdade é o elo que deve nos unir”, disse. “Precisamos dar um passo adiante na atual situação de um sistema político desigual. Há a Necessidade de todas as instituições de participarem desse esforço em busca de um sistema político igualitário.”

O texto base utilizado para auxiliar nas atividades da CF 2015 já está disponível nas Edições CNBB. O documento reflete a dimensão da vida em sociedade que se baseia na convivência coletiva, com leis e normas de condutas, organizada por critérios e, principalmente, com entidades que “cuidam do bem-estar daqueles que convivem”.  O texto base da CF 2015 pode ser adquirido pelo site www.edicoescnbb.com.br ou (61) 2193.3019.