Entidades comemoram construção de 220 mil cisternas

19 de novembro de 2007

Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), da Articulação do Semi-Árido (ASA) já construiu mais de 220 mil cisternas levando água de qualidade para beber e cozinhar a um milhão de famílias. O objetivo é promover a descentralização das estruturas de abastecimento de água e, conseqüentemente, a democratização desse elemento essencial à vida.

Desenvolvido, atualmente, em 1.031 municípios, o programa já mobilizou e capacitou mais de 220 mil famílias, provocando mudanças sociais, políticas e econômicas significativas na região semi-árida. São crianças com mais tempo para os estudos, e mulheres e homens que, hoje, têm mais tempo para suas atividades no roçado e em casa, tornando-os também independentes das políticas eleitoreiras.

Cáritas NE2 – Para comemorar o P1MC, agricultores/as de 26 municípios que compõem a Unidade Gestora Microrregional (UGM) da Cáritas Regional NE2 (AL, PB, PE, RN), ligada ao P1MC, juntamente com representantes das entidades-membro da Cáritas, participarão de um ato público organizado pela ASA que acontece no dia 13/11 em celebração a quantidade de pessoas beneficiadas.

De acordo com Neilda Pereira, integrante da equipe da Cáritas NE 2 no P1MC, o ato público será um momento muito importante para celebrar a construção das cisternas. Segundo ela, a delegação da UGM participará da caminhada com faixas e cartazes contendo palavras de ordem e reivindicação. “O ato também será uma forma de pressionar as autoridades para a assinatura de novos convênios para construção de mais cisternas”, disse Neilda.

Ato público – A mobilização acontece na cidade de Campo São Paulo, em Feira de Santana (BA) para celebrar a construção das cisternas. Cerca de cinco mil agricultores/as devem comparecer ao ato, simbolizando todos os homens, mulheres e crianças que conquistaram, por meio do P1MC, o direito à água de qualidade.

A mobilização também vai mostrar à população, às organizações parceiras da ASA, e ao Poder Público, a importância de políticas voltadas para a convivência com a região e de que forma essas ações contribuem em outros aspectos, como na educação, na saúde, e na segurança alimentar. O evento também pretende dar visibilidade a importância do acesso à água como um direito humano básico que necessita ser urgentemente efetivado para toda a população, em especial para o povo do Semi-Árido.

O evento contará com a participação de delegações dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Os participantes do evento caminharão com bandeiras, cartazes e faixas contendo palavras de ordem sobre o P1MC, no intuito de sensibilizar a sociedade para a continuidade do Programa que vem causando uma verdadeira revolução na vida dos sertanejos e das sertanejas. Ao chegarem ao destino final, as pessoas beneficiadas pelo P1MC presentes no evento vão oferecer, umas as outras, a água de uma cisterna que será construída em frente ao palco. A mística tem como objetivo informar a sociedade que mais de 4 milhões de pessoas ainda sofrem com a escassez de água potável no Semi-Árido.

Em seguida, será celebrado um Ato Ecumênico com a presença de representantes das três religiões predominantes no Brasil: catolicismo, protestantismo e religião afro. Logo após a demonstração de fé, serão feitos os pronunciamentos de representantes da ASA, de famílias agricultoras e de integrantes do governo, entre eles, o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Onaur Ruano.

Eventos como esse estão sendo realizados pelas ASAs estaduais, a exemplo da passeata realizada no dia 7 pelo Forúm Cearense pela Vida no Semi-Árido, em Fortaleza-CE. No dia 3, um evento semelhante foi realizado no município de Ouricuri, no Agreste pernambucano.