English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Encontro em Pesqueira (PE) aborda Gestão de Água no cenário nacional e mundial

27 de maio de 2015
encontro pesqueira

A atual crise hídrica no Brasil e em algumas regiões da América  Latina, o impacto das mudanças  climáticas nas  zonas de estresse hídrico, as relações entre urbano e rural, as políticas de mitigação e adaptação  são  alguns  pontos discutidos durante o encontro “Diálogos e Convergências: Gestão de Água em cenários de estresse hídrico”, que acontece de 27 a 29 de maio no município de Pesqueira (PE), no Hotel Estação Cruzeiro.

O Semiárido brasileiro abrange uma área de 969.589,4 km² e compreende quase 2.000 municípios de nove estados do Brasil: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Pernambuco. Ou seja, uma área onde vivem mais de 22 milhões de pessoas, o que representa 11,8% da população brasileira, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O município de Pesqueira, localizado no Agreste de Pernambuco, sedia este encontro por reunir características e experiências bem sucedidas no semiárido.

“Apresentar nossa experiência de Cáritas Diocesana de Pesqueira desenvolvida com os povos do Semiárido é revelar uma conquista do acesso à água potável para beber e cozinhar, produzir por meio das tecnologias sociais, de forma descentralizada e participativa”, enfatiza Neilda Pereira, secretária executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira.

Representantes de organizações não governamentais e entidades governamentais da Argentina, Bolívia, Chile, Guatemala, Nicarágua, México e do Brasil, que contribuem para este setor, dialogam neste evento.

“Sentimos que é importante promover um espaço de diálogo para pensar estratégias de incidência vinculadas às questões de comunidades que vivem em zonas de estresse hídrico na América Latina. Queremos construir com este grupo um compromisso que possa ser ampliado com outras organizações para que venha a contribuir com o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2030 e com a agenda de Mudanças Climáticas. Com este compromisso, podemos incidir, por exemplo, para que seja apresentado na COP Paris”, declara Telma Rocha, Gerente Programática da Avina.  

O evento é uma realização da Fundação Avina em parceria com a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) e a Cáritas Diocesana de Pesqueira.

 

Por Núcleo de Comunicação Cáritas Diocesana de Pesqueira

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

MAGRE BRASIL

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br