Encontro discute Biodiversidade e Agricultura Familiar

03 de dezembro de 2009

Mais de 170 participantes entre agricultores/as e técnicos de todas as microrregiões do Ceará estão sendo aguardados, dia 9/12, no município de Itapipoca para o IV Encontro Territorial de Agroecologia e Socioeconomia Solidária (ETA). Este ano o evento, que se estende até o dia 11/12, tem como tema principal “Biodiversidade e agricultura familiar: a importância das sementes crioulas e dos recursos genéticos comunitários”.

A celebração do 4º aniversário da Feira Agroecológica e Solidária do Território de Itapipoca, na praça da Matriz, dará início ao Encontro. A programação continuará no Colégio Patronato com solenidade de abertura que contará com a presença de representantes do BNB que farão a liberação do fundo Rotativo Agroecológico para agricultores/as ligados/as à Rede de agricultores/as agroecológicos/as e solidários do território de Itapipoca. Ainda no primeiro dia acontecerão oficinas sobre os temas: agro-socio-biodiversidade, segurança alimentar, sistemas agrosilvipastoris, juventude rural, casas de sementes comunitárias, transgênicos, sistemas agroflorestais, água: conservação, armazenamento e uso, feiras agroecológicas e gênero e agroecologia.

Cada participante, ao se inscrever para o evento, poderá escolher uma área para realizar intercâmbio. Entre as áreas a serem visitadas, na manhã do dia 10/12, estão a comunidade quilombola de Caetano, município de Tururu e a comunidade dos índios Tremembés. No final do dia acontece noite cultural e lançamento de livro sobre fundos rotativos solidários. O ETA se encerra com um cortejo pelas ruas da cidade.

Serviço:

IV Encontro Territorial de Agroecologia e Socioeconomia Solidária (ETA)
Tema: Biodiversidade e Agricultura Familiar: a importância das sementes crioulas e dos recursos genéticos comunitários
Data: 09 a 11 de Dezembro de 2009
Local: Colégio Patronato – Itapipoca – Ce