Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Enchentes: Cáritas de Manaus lança campanha em apoio à população ribeirinha

23 de junho de 2015

A campanha SOS Ribeirinho foi lançada pela Arquidiocese de Manaus (AM) e Cáritas Arquidiocesana em apoio a mais de 30 mil famílias atingidas pela grande enchente nos municípios abraçados pela Arquidiocese

Locais de difícil acesso ainda não receberam auxílio, sobretudo os municípios localizados em área de várzea, onde muitas vezes a ajuda do Estado não chega.

Nas proximidades de Manaus, quatro municípios foram visitados por agentes Cáritas, onde mais de 11 mil famílias precisam de ajuda: Iranduba (1500 famílias atingidas), Cacau Pereira (1000 famílias), Careiro da Várzea (8000 famílias atingidas), Anari (350 famílias atingidas). No entorno de Manaus, cerca de 300 famílias ainda precisam de atenção.

“São pessoas que não querem abandonar o local por não ter para onde ir. Para elas, a cidade de Manaus não oferece condições de sobrevivência fácil e acham melhor fazer a maromba, ou seja, subir o assoalho da casa conforme a subida das águas. Outro problema é que não há madeira e nem dinheiro para comprá-la, o que deixa essas pessoas expostas a animais peçonhentos, que buscam abrigo na luta pela sobrevivência, entre outros perigos naturais”, relata o diácono Afonso Oliveira

Solidária com esta população, que a cada ano vem sofrendo com o desequilíbrio da natureza, a Cáritas Arquidiocesana de Manaus chama todas as pessoas e entidades para juntas atenderem à situação emergencial das pessoas vulnerabilizadas pela enchente. Nesse sentido, busca fortalecer parcerias no socorro e assistências a essas famílias, visando o apoio tanto na situação emergencial imediata, quanto às necessidades posteriores ao fenômeno.

A mobilização é feita pelas paróquias e Áreas Missionárias, que recebem as doações de alimentos não perecíveis, material de limpeza e de higiene pessoal, água mineral, entre outros.

Por meio de rotas pré-estabelecidas nos meses de junho e julho, a equipe da Cáritas está direcionando os donativos para as comunidades atingidas. Duas contas correntes estão disponíveis para doações em dinheiro:

– Banco do Brasil: Ag. 1862-7 C/C: 7570-1;

– Banco Bradesco: Ag: 3739 – C/c: 15956-5.

 

 

Por Assessoria de Comunicação da Cáritas Brasileira – com informações da Cáritas Arquidiocesana de Manaus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br