Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Edvânia Santos transformou a secura em agroecologia

22 de março de 2016

Texto JacksonMeu nome é Edvânia dos Santos Ferreira, mas todos por aqui no Sitio Oiteiro, município de Garanhuns – PE, me conhecem como Diva.

Sou Agricultora, casada com Cláudio Ferreira de Melo, mãe de quatro filhos, e desempenho em minha propriedade o cultivo de hortaliças orgânicas através práticas agroecológicas. Sempre fui determinada a aprender e a buscar melhorias e tecnologias para ampliar a minha produção e melhorar a qualidade de vida da minha família e daqueles pra quem vendo os produtos.

Hoje, através das reuniões que sempre costumo participar e dos projetos que algumas entidades, entre elas a Cáritas Diocesana de Pesqueira, implementaram na nossa comunidade algumas tecnologias sociais.

Desta forma, consegui adquirir a cisterna de placa de 16 mil litros; a cisterna calçadão de 52 mil litros de água que muito ajuda na a produção de alimentos; o bioágua que trata e filtra as águas de sabão que vem das lavagens de roupas e que em seguida uso para regar as plantações. Assim, reaproveito essa água; o minhocário que me fornece adubo orgânico para as hortaliças; e o terreiro de secagem que uso para a secar feijão, milho quando tem e ainda as castanhas de caju.

Logo que cheguei para morar aqui, tudo que se via eram juremas e muito mato, além de ser seco também. Mas aos poucos fomos mudando a paisagem, plantando uma arvore aqui, um capim ali, a roça de feijão, milho, batata, mandioca, enfim o que desse a gente plantava.

Com a chegada agora mais recente da cisterna calçadão planejo aumentar a produção das verduras diversas: pimentão, cebolinha, coentro, alface, tomate, cenoura, alecrim, couve, e outras. E também começar a plantar fruteiras.

Por Jackson Félix / Cáritas Diocesana de Pesqueira

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br